Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O malefício dos maus livros

O malefício dos maus livros

01/09/2021 Humberto Pinho da Silva

A responsabilidade de quem escreve é incomensurável.

O livro, assim como o filme, pode mudar – e muitas vezes altera, – completamente o modo de pensar, e até o carácter de quem o lê ou assiste.

Karl R. Popper, a 26 de Maio de 1981, na Universidade de Tubingen, revelou:

"(…) Nós, os intelectuais, desde há milénios que vimos causando os mais terríveis danos. Os massacres em nome de uma ideia, de uma doutrina, de uma teoria – são obra nossa, são uma invenção nossa, uma invenção de intelectuais. Basta que deixássemos de atiçar os homens uns contra os outros – às vezes com as melhores intenções – e já seria muito." – " Em Busca de Um Mundo Melhor" – Editora Fragmentos.

A primordial missão do escritor e do cineasta, deveria ser: espalhar harmonia e concórdia, entre os povos, e não atiçar discórdia, guerra, ódio e devassidão.

Quem escreve, apenas para alcançar notoriedade, recorre, muitas vezes, a cenas asquerosas de alcova ou torna-se revolucionário ou "político": contra tudo, contra todos.

Segundo Beltrand Russel, os escritores são infelizes: "Não têm oportunidade de exercer livremente os seus talentos, e serem obrigados a pôr-se ao serviço de ricas corporações, dirigidas por filisteus, que obrigam a escrever o que eles muitas vezes consideram disparates perniciosos." - "A Conquista da Felicidade."

Os escritores e jornalistas, raras vezes são independentes, dependem dos editores ou da administração do periódico. O resultado são obras, verdadeiras cloacas, e violentas verrinas à Moral e à Igreja.

Para vender livros, recorre-se a tudo que delapida a base da civilização cristã: textos, imagens, discrições lânguidas.

Esquecem-se – será que se esquecem? - os malefícios que causam à juventude – e não só, - ao apresentarem relações perniciosas e diabólicas.

Se a sociedade abandona os princípios, que enobreceram – em passado recente – nossos avoengos, em parte, deve-se à literatura, exposta, sem pejo, nos escaparates do livreiro.

Outrora, também se escrevia obras abomináveis, mas o acesso era restrito, o que não acontece atualmente.

Em suma: se a sociedade é boa ou má, violenta ou pacífica, deve-se, quase inteiramente, à mass-media e aos fazedores de opinião – escritores e jornalistas.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre literatura clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira