Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O nosso mercado digital só cresce

O nosso mercado digital só cresce

14/03/2014 Fátima Bana

Para não deixar de falar de marketing online aplicado no e-commerce, volto a falar do crescimento do mercado online por aqui.

Em recente entrevista, a gigante P&G admitiu que já investe ¼ do seu orçamento de mídia na área digital. Tudo isso porque mapearam o cliente no comércio eletrônico e o canal já mostra o dobro de ROI que todos os outros em relação às outras mídias.

As empresas ainda optam por usar o meio digital para baixar seus custos de publicidade sem perder mercado, porém, com a facilidade do meio digital para conhecer o cliente e criar campanhas com foco específico cada vez mais esse é o canal “menina dos olhos” dos grandes executivos. Podemos ver que as grandes do mercado de cosméticos, por exemplo, mesmo nacionais, antes líderes no porta a porta, começam a apostar no comércio eletrônico, é público que teremos investimentos milionários em tecnologia, e qual a razão disso?

Conhecer o cliente - a indústria antes não sabia para quem vendia, hoje estão cada vez mais focadas em saber para quem estão produzindo e o que devem produzir para esse cliente. Só a Internet pode trazer esse juízo de valor. Sabemos que as empresas estão cada vez mais conseguindo um grande retorno pelo que pagam no digital e a conta está fechando, pois nós, do marketing online, temos um grande aliado que é a mensuração. Nós conseguimos mensurar tudo que fazemos e provar para onde foi cada real gasto em mídia.

E o melhor de tudo, cada vez mais a mídia digital influencia a compra no mercado off line, já sabemos que mesmo a publicidade online se baseada quase que em totalidade em custo por clique, muitos estudos nos mostram que ele influencia a compra off line. Meus amigos, podemos garantir que estamos cada vez mais próximos dentro do marketing da integração total de canais, os bons profissionais do mercado estão cada vez mais assertivos e próximos do que chamamos de atuação 360º, afinal nada é mais 360º que o consumidor. Boas vendas!

*Sobre Fátima Bana - Mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves