Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que tenho aprendido com a crise?

O que tenho aprendido com a crise?

17/07/2016 Milena Lidor

O que mais tenho escutado sobre este momento em que vivemos na economia do nosso país são histórias tristes.

Não há como negar, elas realmente existem. No entanto para cada pessoa que converso e que me apresenta suas dificuldades, desânimo e até pensamentos como: fechar sua empresa, realizar demissões em massa, recuar no planejamento de expansão da sua marca e dezenas de outras situações, trago para minha mente dez outras situações que me motivam a eliminar aqueles pensamentos, para que com energia eu possa pensar em como nossa empresa pode continuar crescendo.

Tento trazer a mesma visão para essas pessoas que estão desanimando diante de tantas dificuldades, com o pé no chão e muita responsabilidade. Se existe algo que tenho aprendido com este momento é primeiro: não se contaminar.

Não sou alienada, nem tampouco ignoro o cenário, porém tenho criado barreiras para que eu possa continuar pensando positivamente em novas ideias que motivarão nossa equipe e fortalecerão nossos clientes. A segunda atitude que procuro aplicar é que se eu não ajudar à estas pessoas que passam por momentos de sérias dificuldades, não estarei executando nossa missão que é ser útil.

O impressionante é que ao ajudar somos simultaneamente ajudados, as ideias que sugerimos transformam-se em muito mais, criam novos caminhos, novas oportunidades, mostrando a coragem que nem sabiam que existia.

Em nosso dia a dia, somos tomados por tanta correria e pela necessidade sempre imposta de aumento da performance que temos que apresentar que nunca, ou quase nunca, paramos para olhar aos parceiros que temos, clientes, amigos, vizinhos de empresa, do ponto de vista de sugerir melhorias, oferecer ajuda.

Tenho sido surpreendida com o quanto podemos nos ajudar, quando temos a delicadeza de ouvir, entender as necessidades dessas empresas amigas e com uma visão externa apresentar algumas sugestões. As transformações são evidentes e imediatas.

É bastante comum que ao estarmos vivendo o problema não consigamos enxergar não apenas oportunidades durante a crise, conceito utilizado em demasia neste momento, mas também, não buscar a força necessária para seguir em frente, a refletir sobre importância da permanência no mercado para muitas pessoas que vivem a cadeia produtiva do negócio e, por muitas vezes, está apenas em entendermos como podemos percorrer por novos caminhos.

Que sejamos consultores uns dos outros para gerar fortalecimento e crescimento.

* Milena Lidor é consultora da Franquear Consultoria.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves