Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O verdadeiro prazer de voar

O verdadeiro prazer de voar

22/11/2012 Luis Meyer

Não é à toa que ser piloto de avião encanta crianças, jovens e adultos. E diga-se a verdade: quantos de nós já sonhamos em ser piloto quando criança?

Quem já desejou ter uma forma de fugir dos constantes congestionamentos que enfrentamos, já desejou ter uma forma de espairecer e se desligar dos problemas do dia a dia? Voar também é uma terapia. Nós, pilotos, temos um pouco de dificuldade em descrever as sensações de se ter uma aeronave sob o nosso controle.

É um momento único de puro prazer que eu vou tentar colocar em palavras. Sobrevoar as cidades, as montanhas e os mares, estar acima dos arranha-céus e das nuvens, é de tirar o fôlego. Quando se voa, o sentimento de liberdade é total, ainda mais quando você olha através dos vidros da cabine e enxerga paisagens estonteantes, longínquas, pequenas e ao mesmo tempo encantadoras.

Tudo que desafia a lei da gravidade, como balões, aviões, helicópteros e aeromodelos, alimenta ainda mais o sonho de tirar os pés do chão, mostrando que a aviação tem para oferecer o que muitos almejam - a paixão por voar. Durante o voo a concentração é total, problemas do dia-a-dia são esquecidos em um passe de mágica e o sorriso é algo constante.

Ao fim de um voo, você se sente leve, revigorado. Ser piloto já é especial, mas você pilotar a sua própria aeronave é o auge. E ao contrário do que a maioria pensa, ter seu próprio avião hoje em dia é algo bem acessível. Existem vários modelos, mas o que me encantou foi o CTLS.

Essa aeronave alemã comprova o desempenho e qualidade que verificamos em muitos produtos deste país, sendo a líder mundial de vendas na categoria LSA (Aeronave Leve Esportiva), com mais de 1.800 unidades em operação, oferecendo o máximo em tecnologia, segurança e sofisticação para seus felizes proprietários.

A aeronave é confeccionada em fibra de carbono e kevlar, mesma tecnologia usada nos carros de Fórmula 1. Ou seja, como um Porsche, Mercedez ou BMW, aproveito a velocidade e sofisticação, mas passo por cima. Não tenho dúvida que você já se impressionou ao ficar cara a cara com um avião, mas se quiser realmente sentir o que tentei expressar em poucas linhas, siga o seu sonho, e torne-se um piloto.

*Luis Meyer é piloto e engenheiro mecânico.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves