Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ouvidoria: defensora da empresa ou do cliente?

Ouvidoria: defensora da empresa ou do cliente?

27/08/2013 Eduardo Kalil

Os profissionais de uma empresa sempre pautam sua atuação colaborando para atingir os objetivos traçados pela organização, traduzidos em metas numéricas, sejam de cunho financeiro ou não.

Desta forma, as companhias esperam que os profissionais sempre defendam os seus interesses e que os resultados obtidos sejam sustentáveis no longo prazo. A análise puramente financeira deixou de ser suficiente para se avaliar se os resultados atingidos são ou não sustentáveis no longo prazo.

Tanto é assim que as empresas, cada vez mais, adotam a metodologia do Balanced Score Card – BSC, ou outras adaptadas, que além da perspectiva financeira, levam em consideração os aspectos relacionados aos clientes, aos processos internos e de aprendizado e crescimento. Com relação à perspectiva clientes, um dos pontos fundamentais é avaliar a satisfação, pois de nada adianta um excelente resultado financeiro em um determinado exercício, se nesse mesmo período o índice de insatisfação for alto, pois nos próximos anos é bem provável que o resultado será menor, já que possivelmente os clientes migrarão para a concorrência.

Sob esse aspecto, a ouvidoria tem um papel fundamental, pois ao recepcionar as reclamações, ela tratará a questão e, sendo pertinente, a empresa deverá atender ao pleito do cliente, deixando-o satisfeito. Não sendo pertinente, poderá ou não atender, mas é sua obrigação esclarecer os motivos pelos quais a reclamação é improcedente, como ausência de previsão contratual ou na oferta. Nesse caso, o cliente também poderá se sentir satisfeito, pois teve ao menos sua demanda esclarecida e entenderá o motivo pelo qual seu pleito não foi atendido.

A ouvidoria pode ainda agir preventivamente e, de acordo com o volume de reclamações, sugerir melhorias nos produtos, serviços e processos, que uma vez implantadas contribuirão para aumentar a satisfação dos clientes. Atuando desta forma, a ouvidoria garante que a empresa cumpra o que foi contratado ou ofertado e atue em conformidade com as legislações específicas, garantindo a satisfação de seus clientes, evitando demandas em órgãos judiciais, reguladores e de defesa do consumidor e diminuindo sua exposição a riscos.

Logo, quando está atuando na defesa dos legítimos interesses dos clientes, está na realidade atuando em prol da empresa, pois diminuirá sua exposição a riscos e contará com clientes mais satisfeitos garantindo sua existência no longo prazo.

*Eduardo Kalil é advogado, mestre em administração de empresas e autor do livro “Como implantar ouvidoria e atuar nessa área”, que será lançado no dia 03 de setembro pela Trevisan Editora.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso