Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para mudar não basta só querer!

Para mudar não basta só querer!

29/08/2017 Deborah Toschi

Querer é poder!

Ouvi essa frase várias vezes, mas, onde estaria o manual que explica a mágica que o meu querer faz para realizar tudo que desejo?! Não, a frase infelizmente não vem com o manual mágico.

E daí entramos de peito aberto na vida como ela é, e, em meio a acertos e erros, vamos nos dando conta que querer não é poder. Eu mesma quis muitas coisas na minha vida profissional, e digo que tudo que conquistei não foi só pelo meu querer apenas. Aliás, eu tive que lidar com o não querer de muitos.

O não querer de alguns líderes em me dar uma promoção ou um novo desafio. O não querer de pessoas ao redor, que na verdade queriam "puxar o tapete" e até puxaram. Pessoas da equipe que nem sempre queriam a mesma coisa que eu queria. Empresas que não me quiseram e não me aprovaram.

Tudo isso a gente só aprende querendo, mas nem sempre podendo. Agora a boa notícia é que podemos conquistar o que queremos através de aprendizados, disciplina, dedicação, persistência, superação e coragem. Esse é o cardápio básico, ok?! O menu completo seria extenso demais para escrever aqui. Podemos desistir daquilo que queremos quando damos de cara com forças contrárias e até injustas na nossa trajetória.

Dói! Sim, tive dias em que quis jogar a toalha e desistir do que acreditava, pois tentativas e decepções não faltaram. Mas, eu aprendi seguir em frente e entendi que o querer é parte do meu poder, no entanto, ele vem no pacote com outros elementos, pois sozinho não faz mágica não.

E se eu pudesse mudar a famosa frase querer é poder, eu substituiria pela questão: "por que você quer?" Por que você quer mudar de área, de emprego, de carreira, fazer outra faculdade, estudar outro idioma, tirar um ano sabático, empreender? Por quê?! E se prepara, será uma jornada enriquecedora de descobertas, pois quando você descobre os seus verdadeiros porquês aí meu amigo, ninguém te segura!

Uma coisa eu garanto, você terá que arregaçar as mangas, retroceder às vezes, acertar os passos, errar, acertar, quase desistir, mas insistir muito também e colher os frutos desse novo caminho. Então, se você quer agir e não apenas reagir na sua vida profissional, conte comigo para ajudá-lo a dar os primeiros passos neste caminho!

* Deborah Toschi é Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves