Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pode a fé manter a saúde?

Pode a fé manter a saúde?

19/04/2016 Leide Lessa

A fé em um poder superior faz parte da vida de muitas pessoas.

Pode a fé manter a saúde?

Para umas mais do que para outras, porém esse é um tema que chama cada vez mais atenção.

Tanto é assim que a equipe de Oprah Winfrey viajou por três anos pelo mundo, procurando histórias sobre a trajetória espiritual de pessoas que buscavam o sentido da vida, paz interior e saúde.

O longo documentário traz exemplos de pessoas de diferentes idades, países e culturas. Karen Cavanagh sofreu um acidente de surf que a deixou com o pescoço quebrado e uma lesão traumática no cérebro.

Mesmo depois de cirurgias, os médicos não acreditavam que ela poderia sobreviver. Mas, durante o coma, ela se recordou de todas as palavras de um poema de Rumi que havia lido havia 20 anos… e saiu do coma!

Os médicos diziam que ela nunca mais voltaria a andar, mas as palavras do poema a perseguiam, como um chamado. Ela começou a estudar com uma professora Sufi, e não só voltou a andar, como pode até dançar.

É muito individual a maneira com que cada um encontra seu caminho para obter a cura, desenvolver sua relação com Deus e consigo mesmo.

Todos temos a capacidade de desenvolver a nossa fé e conhecer a nossa origem e natureza espirituais. A teóloga Mary Baker Eddy disse que “Jesus ensinou o caminho da Vida pela demonstração, para que possamos compreender como esse Principio divino cura os doentes, expulsa o erro e triunfa sobre a morte.”

Desde muito jovem, busquei o sentido mais profundo da existência, e encontrei-o na Ciência Cristã, que ensina que a Vida é Deus e que Deus não só cura, como também é a fonte da saúde. Tenho visto como essa compreensão metafisica altera estados físicos, mentais e emocionais doentios, para a saúde, a harmonia e a paz.

Além disso, essa consciência da Vida totalmente harmoniosa e de nós mesmos como a Sua expressão, é preventiva, pois mantém-nos saudáveis. Hoje, oro para que cada vez mais pessoas busquem a sua fé, o caminho até o mais profundo sentido da Vida, e assim encontrem paz, propósito e saúde.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre a relação entre a espiritualidade e a saúde.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves