Por melhores salários…
Por melhores salários…
“Não peça um aumento de salário. Peça mais oportunidades”.
Essa famosa recomendação vem sendo amplamente utilizada por profissionais de todos os níveis, mas, outros fatores são fundamentais para que o profissional possa ter seu pedido atendido.
Em minha opinião, são seis as dicas de como ser bem sucedido na busca por uma melhor remuneração, como: faça mais do que lhe é pedido. Se você tem uma lista de responsabilidades, vá além. Não se limite a fazer o que lhe é solicitado nesta lista, pois, por isso você já recebe seu salário. Deseja mais, faça mais! Além do destaque natural entre o grupo, você passa a construir uma imagem sólida. Mas não pode ser algo externo, que soe como peso ou obrigação.
Se você realmente não estiver disposto a fazer mais, não se iluda. O esforço espontâneo é bem mais proveitoso do que aquele forçado. A segunda dica é identificar o foco de sua área de atuação e trabalhar por ele. O que importa é o resultado de suas ações para a área onde você atua, por exemplo: a de desenvolvimento valoriza inovação; a financeira, oportunidades de redução de custos; o comercial foca nas vendas; já a de produção valoriza aumento na produtividade. Não adianta muito você ‘matar-se’ de trabalhar em determinada área se a consequência de seu trabalho não for resultado.
Quem trabalha muito e não gera o resultado valorizado pela área em que atua, na verdade dá indícios de que está sendo prolixo e gastando o tempo e o dinheiro da organização com um colaborador que não faz diferença no final. Fique atento para nunca usar argumentos pessoais para pedir um aumento, como: estou endividado e preciso acertar minhas contas ou preciso pagar uma faculdade e, por isso, preciso de um aumento. Apesar de serem motivos justos, não são bem vistos em uma empresa, que nada tem a ver com seus problemas pessoais.
Cuidado com o efeito negativo desse tipo de abordagem, pois, quem não consegue administrar a vida financeira com os recursos que tem, demonstra que pode também não administrar as questões da empresa que estão sob sua responsabilidade. O argumento infalível em um pedido de aumento é seu resultado pessoal. Seja realista e não peça aumentos estratosféricos. A empresa não lhe concederá um aumento de 50%, pois, isso abre brechas para que todos os outros colaboradores que executam a mesma função que você e/ou que tenham o mesmo nível de conhecimento também tenham o direito do mesmo benefício.
Peça um aumento de 5% a 30%, sempre sendo coerente com o contexto de seu cargo. Mais do que isso é trabalhar pelo não! Não se acomode, estude sempre. Profissionais com uma pós-graduação, por exemplo, recebem em média 30% mais do que quem tem apenas um curso superior. Conhecimento, além de ser um bem que ninguém poderá lhe tirar, amplia significativamente o bom posicionamento da sua imagem dentro da organização. Lembre-se, porém que o estudar deve ser coeso com sua área.
Se você atua em vendas, não espere ser valorizado ao fazer uma pós-graduação de Recursos Humanos. Crie consistência, ampliando seus conhecimentos dentro do setor que você já atua. Busque ser o melhor no que você faz. Crie diferenciais para tornar-se indispensável. Apesar de ser uma tarefa quase impossível, pois, ninguém é insubstituível, à medida que você é visto na organização como o melhor naquilo que você faz cria referenciais positivos que abrem mais portas e levam a promoções, bonificações e aumentos. Saiba reconhecer o momento.
Pedir um aumento naquela hora em que a empresa tem baixos resultados, está passando por cortes e efetivas dificuldades financeiras é um sinal claro de que você não tem a sensibilidade necessária para perceber que o mundo não gira ao seu redor. Para as empresas, aumento de salário significa crescimento do profissional. Na maré alta, as chances de ser bem sucedido são maiores, principalmente, se você foi um dos responsáveis pela subida.
Note assim, que não existem milagres. Aumento de salário deve ser merecido, fruto do esforço pessoal bem direcionado à defesa dos interesses da empresa e do setor em que você trabalha. Por isso, faça seu melhor e concentre-se em criar a consistência de sua imagem, e que ela seja factual, pois, a consequência natural será um pedido de aumento bem sucedido ou, quem sabe, uma bela promoção!
*Anderson Coutinho é Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.