Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por uma relação aberta entre franqueado e franqueadora

Por uma relação aberta entre franqueado e franqueadora

01/08/2016 Aristides Ianelli Junior

Alguns pontos fundamentais são os pilares para crescer junto com os franqueados.

Depois de aproximadamente dois anos de preparação, investimentos, algumas mudanças de rota e ajustes fundamentais nos modelos de negócios oferecidos, estamos confiantes de que a expansão de nossa marca pelo Franchising será segura, rentável e sólida tanto para nós franqueadores como para os nossos franqueados.

A decisão de franquear o negócio não foi simples. Sempre foi um desejo, mas ao mesmo tempo que desejávamos a expansão da nossa marca, sabíamos que esse crescimento deveria ser acompanhado do sucesso de todos os franqueados que aderissem ao nosso modelo de negócio.

Afinal, conhecemos muitas marcas que cresceram e expandiram às custas de franqueados insatisfeitos ou que não encontraram plena realização no empreendimento.

E foi esse objetivo de crescer junto com os franqueados que nos levou a estabelecer pontos fundamentais que são os pilares da expansão que vamos promover a partir de agora. Esses pilares são:

Transparência: A transparência nas relações comerciais, financeiras e estratégicas são fundamentais para que o franqueado esteja seguro do que está fazendo e de onde “está pisando” e para que a franqueadora possa traçar rotas consistentes confiando naquilo que sua rede lhe transmite.

Suporte: Dê todo suporte necessário na operação. Mas, mostre ao franqueado que ele sempre deve percorrer por tudo o que já lhe foi ensinado antes de solicitar suporte. Assim, aos poucos ele vai ganhar autonomia na operação com a segurança de que será bem atendido quando realmente precisar de suporte.

Parceria: Na equação do franchising, franqueados e franqueadora exercem papéis distintos e fundamentais no crescimento da marca. São interdependentes e por esse motivo precisam trabalhar em constante parceria. Uma parceria sólida entre franqueados e franqueadora é o que determina a medida e a velocidade de crescimento da marca.

Gestão: Esteja capacitado a fazer a gestão da rede e preparar o franqueado para fazer a gestão de sua unidade. E para fazer da gestão um pilar sólido, nós da Estagilize contamos com um sistema de informações que nos possibilita rapidamente propor planos de ação de acordo com o momento e desempenho individual de cada franqueado.

Objetivos bem definidos: Como, onde e quando podemos chegar estabelecendo objetivos claros e bem definidos. Esses objetivos serão a “linha guia” que levará nossos franqueados aos bons resultados e à rentabilidade desejada.

*Aristides Ianelli Junior é presidente e sócio-proprietário da rede de franquias Estagilize Estágios.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves