Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Praticidade no atendimento pode ser diferencial

Praticidade no atendimento pode ser diferencial

14/12/2017 José Rubens Almeida

Hotéis e pousadas tem investido cada vez mais no conforto de seus clientes.

O mercado hoteleiro nacional voltou a atrair investidores para o setor, essa recuperação começou a despontar já no final de 2016 e vem se concretizando ao longo desse ano, com resultados expressivos no primeiro semestre e que também chamam a atenção agora no segundo.

Um dos principais motivos para esse crescimento é o fato de que as empresas estão se preparando para a retomada da atividade econômica e implantando novas estratégias e lançamentos de programas de desenvolvimento.

A estabilização econômica no país, que continua com queda das taxas de juros e de inflação faz com que novos fundos imobiliários sejam estruturados e posteriormente desenvolvam novos hotéis, marcando o início de um novo ciclo de oferta hoteleira.

Um ponto bastante positivo sobre a volta de oportunidades para investir em hotéis é que isso tudo acarreta no crescimento da economia nacional por movimentar vários setores em todas as regiões do Brasil.

A consequência disso é a geração de empregos diretos e indiretos, requalificação da oferta turística nacional e aumento da demanda hoteleira nos principais segmentos brasileiros que são negócios, lazer e grupos de eventos.

Para o ano de 2018, além do aumento da taxa de ocupação, espera-se que o Brasil atraia ainda mais investidores, aumentando o desempenho das aquisições no mercado hoteleiro, graças a amenização da crise, a perspectivas de melhora da economia e a inovações no setor.

Para manter o ritmo de crescimento e inovações do setor, hotéis e pousadas tem investido cada vez mais no conforto de seus clientes. E quando se fala em conforto não estamos expondo apenas os serviços já conhecidos como por exemplo: serviços de quarto (arrumação e limpeza), café da manhã, estacionamento, manobrista, wi-fi, entre outros.

Diante da necessidade apresentada pelos hospedes que não querem deixar a piscina ou outra atividade de lazer para falar com algum funcionário do hotel, foi sugerido um sistema de chamadas sem fio que pode ser instalado em mesas e locais fixos nas áreas comuns do estabelecimento e que quando acionado, solicita a presença de um funcionário pronto a ajudar o cliente.

Diante do avanço tecnológico que vivemos, facilitar a vida dos hospedes tem sido um dos principais motivos de sucesso em várias instituições hoteleiras do Brasil. Sendo um dos males do século a falta de tempo, os clientes não querem perder nenhum minuto de suas férias ou mesmo de seu trabalho durante a hospedagem, por isso, criar um sistema que torne prática sua estadia é uma forma de melhorar o atendimento e, portanto, aumentar a satisfação entre os hospedes.

Esse sistema de chamada sem fio já é bastante utilizado em estabelecimentos comerciais de outros tipos, como bares e restaurantes e chega aos hotéis, pousadas e outros empreendimentos de hospedagem como forma de facilitar a vida de clientes e funcionários, promovendo uma experiência única para quem o conhece. Mais uma vez o serviço é que pode fazer a diferença na vida das empresas.

* José Rubens Almeida é graduado em ciências da computação e diretor da AGM Automação.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves