Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quarenta anos!

Quarenta anos!

03/04/2023 Antônio Marcos Ferreira

Reflexão por ocasião da comemoração dos 40 anos de formados.

O que separa a farra com picadinhos de cartões de computadores no ginásio do Minas e esta celebração festiva na casa do Batata e Thêmis?

O que separa os cabelos encaracolados e as bolsas tiracolo do tempo da ditadura, dos cabelos brancos ou ausentes nas nossas cabeças maduras?

Aprendemos na escola sobre correntes e tensões, potência e energia. Na vida, aprendemos que tudo isso só tem sentido se usados para melhorar as relações e a vida de todos.

Lá aprendemos a importância de cada equipamento do painel para controlar o funcionamento dos motores, usinas e indústrias; Aqui, compreendemos que somos nós, muito mais que os equipamentos, fundamentais para o desencadear da vida.

Ontem, importava muito a boa coordenação de relés, disjuntores e transformadores; Hoje sabemos que é a coordenação das nossas relações que podem facilitar e transformar a nossa vida;

Um dia, a volúpia e a esperança no futuro; Hoje, a serenidade e o olhar tranquilo a relembrar o passado.

Ontem, famílias sendo construídas nos sonhos latentes da juventude; Hoje, a alegria madura de curtir tantas famílias com filhos e netos nos festejos da vida;

Com tantos caminhos, com tantos jeitos de caminhar, chegamos quase todos até aqui. Alguns poucos, para comprovar a face misteriosa da vida, nos deixaram bem antes do que julgamos justo.

E quem disse que entendemos dessa justiça? A vocês, Edward, Moacir, Paulinho e Zé Manoel, a nossa saudade! Seríamos um grupo melhor com vocês!

A nós, que resistimos, cada um do seu jeito e no seu tempo, que compartilhamos o verso e o canto, o passeio e os risos;  Nós, que tentamos aplainar nossa estrada com o bálsamo da amizade e o poder do riso compartilhado, agradecemos.

A cada um que dividiu conosco os sonhos, compartilhou vitórias e angústias, o nosso carinho agradecido. Aos mais distantes, um pedido:

Assim como disse o poeta, que as jaboticabas restantes na cesta de nossas vidas sejam saboreadas e consumidas com toda a alegria e energia de que dispomos e de preferência juntos, como um compromisso que sela os nossos 40 anos de Alegria e Amizade.

Pois a vida é feita prá celebrar!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre vida clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves