Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Realização pessoal, como alcançar

Realização pessoal, como alcançar

17/08/2016 Flávio Melo Ribeiro

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros.

Realização pessoal, como alcançar

Caro leitor no artigo Beleza e o relacionamento amoroso citei que: “A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser Determinada Pessoa no Mundo e busca durante sua vida realiza-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.”

Mas você pode se perguntar como identificar qual meu Projeto de Ser? E por isso é importante? O filósofo Sênica, nascido em 4 A.C. falou que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, quer dizer que se não sei qual meu Projeto de Ser, como vou avaliar se o que faço está a favor ou contra mim.

Visto que o sentimento de realização que a pessoa sente está diretamente ligada ao fato de alcançarmos sucesso em pequenos projetos que fazem parte de um projeto maior de vida. Saber qual é meu Projeto de Ser é possibilitar organizarmos planejamento de ações possíveis e necessárias para nos realizarmos como seres humanos.

Isto implica saber o que queremos, o que gostamos, quais nossos valores, quais nossos ideias, etc. Isto parece óbvio, mas junto aos clientes de psicoterapia é bastante comum, quando questionados, não saberem o que exatamente querem da sua vida.

É mais comum do que se imagina. Caro leitor, procure fazer um teste com você: qual é seu Projeto de Ser? E você vai ver que não é tão fácil, mas uma vez fazendo, você vai conseguir questionar com clareza suas atividades, seus relacionamentos, seu trabalho e seus lazeres.

Conseguirá ver quais atividades estão na direção de você se realizar e quais estão lhe frustrando. Perceberá que algumas atividades, caso alcance sucesso, na realidade lhe frustrará, pois está contra seu Projeto de Ser. Identificará porque sente-se incomodado em realizar determinadas atividades, visto que é provável que estejam em dissonância com o que acredita, com o que acha certo.

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros. Procure organizar numa tabela como gostaria de ser reconhecido pelos seus pais, seus amigos mais próximo, pelo seu cônjuge, seus colegas de estudo e trabalho, etc.

Depois identifique como você sonha com sua vida, como ela deveria ser agora e daqui a alguns anos. Isto implica identificar onde gostaria de morar, com quem gostaria de estar se relacionando e o modo como deveria ser, o que pretende fazer de lazer, quais coisas ou atividades lhe proporciona uma sensação de realização.

Por fim, procure identificar suas principais características: o que caracteriza você, principalmente no seu comportamento. Pergunte as pessoas mais próximas como elas o veem. Quais características são mais evidentes. Procure ser sincero, de nada adianta se enganar.

Procure levar em consideração as críticas que os outros fazem de você, veja se eles tem razãos. Diante dessas informações avalie como está sua vida. Você está satisfeito com você? Com seu estilo de vida? Com sua condição? Caso negativo, procure mudar levando em consideração seu Projeto de Ser. Se tiver dificuldade de fazer sozinho procure ajuda de um profissional.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso