Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Resiliência e espiritualidade

Resiliência e espiritualidade

23/06/2015 María Damiani

Há algum tempo, li a história de Mandela, um verdadeiro exemplo de perseverança e superação por ter passado na prisão vinte anos consecutivos de sua vida.

Certa vez, ele comentou que a leitura na prisão do jornal The Christian Science Monitor, permitiu-lhe saber o que estava acontecendo no mundo. Quando era submetido a pressões, sempre refletia com serenidade e sabedoria na hora de tomar decisões.

Muitas pessoas diante de situações adversas de saúde ou crescimento conseguem seguir em frente e se desenvolver harmoniosamente. O termo resiliência se refere à capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida.

Talvez, tenhamos feridas emocionais, mas o que faz com que uma pessoa consigasuperá-las?

Uma mudança radical de atitude na nossa maneira de ver a vida. A atitude espiritualpermite não só manter a esperança nos momentos mais difíceis como também facilita a chegada a um bom resultado.

Há certos pilares básicos sobre os quais repousam as pessoas resilientes: autoestima, confiança em algo superior e sabedoria. Essas qualidades relacionam a resiliência à espiritualidade.

Ambos os termos são significativamente associados à saúde física e mental. A resiliência permite uma adaptação bem sucedida diante de circunstâncias adversas, enquanto que a espiritualidade contribui para o desenvolvimento pessoal e incentiva a busca de um propósito na vida.

A chave da resiliência se encontra na solidariedade e na confiança que possibilita a elevação espiritual. Isso permite que você sinta a influência do Amor no coração de cada um. Conhecer a si mesmo traz força espiritual e renovação, tornando possível assim expressar alegria, entusiasmo, otimismo. Todas essas emoções repercutem satisfatoriamente no estado de ânimo, e consequentemente aumentam o estado geral de saúde.

A resiliência está sempre ao seu alcance se você buscá-la no Amor divino. Essa verdadeira fonte de coragem está disponível a todos.

* María Damiani escreve sobre saúde e bem-estar do ponto de vista espiritual e é Comitê de Publicação da Ciência Cristã na Espanha.Email: [email protected]

 



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves