Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

28/11/2016 Marina Rejman

Repensar é a palavra de ordem para o momento.

Estive focada na “VI Conferência ReThink Business”, com curadoria da Marina Miranda, uma das maiores especialista em crowdsourcing no Brasil, na Unibes Cultural. Dois dias em que profissionais de diversas empresas pararam para repensar o futuro de seus negócios.

Diversas foram as questões instigantes que os palestrantes nos mostraram. Holocracia, por exemplo, que é um novo modelo de gestão nas empresas que demole a pirâmide hierárquica. Como estão indo as empresas que já adoratam esta nova forma? Outras formas de organização que eliminam o antiquado papel do “chefe” estão surgindo.

Finalmente, o entendimento da responsabilidade de cada um, sem um patriarcado, sem um poder de força controlador. São ainda poucos os cases no Brasil, mas já estamos podendo observar que além de uma outra forma de governança corporativa, com empoderamento de todos na organização, muito ainda se tem para desenvolver, para “tirar” do brasileiro a enraigada cultura de só realizar entregas mediante cobrança.

Vimos também como a ferramenta de Design Thinking já está evoluindo para Design Sprint. O bom é vermos que a empatia, o colocar-se no lugar do outro, seja ele seu consumidor ou colaborador, é a forma inevitável de ter sucesso consistente no que se faz.

Nomes diferentes foram utilizados em diversas abordagens, mas sempre com o foco humano, em resolver verdadeiramente os problemas das pessoas. As empresas que entenderem esta essência são as corporações do futuro. É fato que as coisas estão mudando numa velocidade antes inimaginável.

Os avanços tecnológicos têm feito muitas empresas simplesmente deixarem de existir ao mesmo tempo que possibilitam o nascimento de muitas outras em novos modelos de negócios. Muito ainda virá com Big Data e inteligência artificial, redesenhando totalmente as profissões do futuro.

É a vez do intraempreendedorismo, onde os funcionários assumem características de empreendedores, auxiliando nos processos de inovação e decisão como se fossem os donos do negócio. O antigo conceito de “vestir a camisa” de forma totalmente renovada e mandatória como força motriz do sucesso.

Entendimento do consumidor, geração de ideias com formatos inovadores como Hackatons vão se tornar assunto recorrente. Em suma, o ReThink Business proporcionou a todos os participantes a oportunidade de compreender melhor todas as mudanças e transformações que estamos vivendo para que estejamos alinhados para a construção do amanhã. Repensar é a palavra de ordem para o momento. Foi só um começo. Vem muito por aí em 2017!

* Marina Rejman é CEO da Sala de Cultura, espaço dedicado à educação executiva.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso