Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roberto Jefferson – Regime Aberto, mas amordaçado

Roberto Jefferson – Regime Aberto, mas amordaçado

26/05/2015 Bady Curi Neto

Amordaçar ao réu é determinar uma pena maior da que lhe foi imputada.

Todos defendemos a liberdade de expressão que, em última análise, é a garantia do indivíduo manifestar suas ideias, seus pensamentos e todo o tipo de informação através da linguagem oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação, de tamanha importância para o Estado Democrático de Direito, que se tornou princípio consagrado na Carta Magna, em seu artigo 5º, inciso IX, como sendo cláusula pétrea, portanto, imutável.

Não restam dúvidas da simbiose entre liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, vale dizer, o cerceamento de uma leva, obrigatoriamente, o cerceamento da outra e vice-versa.

O ex-deputado Roberto Jefferson, autor das denúncias do Mensalão, também condenado naquele processo, ao passar para o regime semiaberto, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, dizendo textualmente, a respeito do escândalo do Petrolão, “ esse caso da Petrobras consolida o que já vem de 2005. O Mensalão foi o prefácio, agora o Brasil está lendo o epílogo. ”

Ao conceder tal entrevista, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, a quem reconheço ser um dos maiores constitucionalistas do país, determinou naquela época que a Vara de Execuções do Rio de Janeiro, advertisse o réu Roberto Jefferson que “sobre política ele não poderia manifestar”, sob pena de ser revogado o benefício da progressão do regime. Na opinião do eminente Ministro, alguém com os direitos políticos cassados “não pode participar da vida política”.

No início de 2015, o ex-deputado foi autorizado pelo ministro Barroso a cumprir pena em regime aberto, mas avisado que “fica o sentenciado advertido de que, mesmo em regime aberto, encontra-se em cumprimento de pena privativa de liberdade, devendo comportar-se com sobriedade e discrição que tal condição impõe, sob pena de regressão de regime”.

Sabido que a pena privativa de liberdade restringe ao réu o direito de ir e vir livremente, devendo o apenado, quando beneficiado pelo regime aberto, recolher-se toda a noite a sua residência, ficando vedado de frequentar bares, consumir bebidas alcoólicas, apresentar-se perante o juiz de execução penal, além de outras determinadas na decisão que concedeu a progressão. São livres o pensamento e a liberdade de expressão do réu.

Ao calar o ex-deputado, impedindo que se manifeste sobre política, principalmente sobre assunto altamente divulgado pela mídia, o preclaro Ministro, em minha modesta opinião, está cerceando a liberdade de expressão do réu, que não fez parte de sua condenação e apequenando a liberdade de imprensa, por vias transversas.

Amordaçar ao réu é determinar uma pena maior da que lhe foi imputada. As ideias, pensamentos e liberdades de expressão não podem ser trancafiadas sob pena de voltarmos à censura, o que é vedado na Constituição Federal.

A livre expressão mais que princípio Constitucional é um direito natural inerente ao ser humano assim como o canto é para os pássaros. Impedi-lo de cantar, mesmo quando engaiolado, é mutilar sua essência.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira