Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roda de histórias

Roda de histórias

24/05/2020 Osvaldo Luiz Silva

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.

Suas palavras e imaginação traziam tanto realismo que todas as narrativas estavam ali, tão perto, que emprestavam um ao outro personagens, ambientes, cores e magia. Na cabeça infantil, aos poucos, já não se distinguia a estrada… dos sonhos.

O ano de 2020 tem sido um duro caminho. Quantos sofrimentos, medos e inseguranças... Tragédias pessoais se somam diariamente. E às dores ainda se adicionam mesquinharias, oportunismos.

Mas, quando recordarem deste ano, verão que os que melhor alcançaram a outra margem, não o fizeram sem a companhia daquilo que se pode considerar a essência da vida, da dignidade humana, do belo, da arte, dos sonhos.

Por isso, para nós que ainda atravessamos esse “deserto” árduo, será imprescindível uma força extra, que venha nem que seja da própria imaginação.

E mesmo que o “oásis” seja apenas uma miragem, o importante é que alimente o próximo passo e nos ajude a vencer esse imenso desafio.

Em meio a tanta aridez, neste domingo (24/05) celebra-se a Ascensão do Senhor e junto o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Papa Francisco escreveu uma mensagem para este momento: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida faz-se história”.

O texto é um desses “oásis” necessários. Nesta secura que vivemos, faça uma pausa e encharque sua alma com as palavras do papa! (Coloco-as em versos):

“Penso que precisamos de respirar
a verdade das histórias boas:
histórias que edifiquem,
e não as que destruam;
histórias que ajudem a reencontrar raízes
e a força para prosseguirmos juntos.
Na confusão das vozes
e mensagens que nos rodeiam,
Temos NECESSIDADE duma narração humana,
que nos fale de nós mesmos
e da beleza que nos habita;
uma narração que saiba olhar o mundo
e os acontecimentos com ternura,
conte a nossa participação num tecido vivo,
revele o entrançado dos fios
pelos quais estamos ligados
uns aos outros.”

Com profunda beleza em seu texto, Papa Francisco compara as histórias que contamos com o ato de tecer.

Palavras como fios, que carregam significados, mensagens, belezas; que podem compor um “tecido” diferente, que nos faça sentir parte de uma grande família na Terra; encantador, que revele a grandeza da dignidade humana, imagem e semelhança do belo por excelência.

O desafio está lançado! Contei a minha. Qual história é a sua? Que memória pode te trazer forças hoje e alimentar a sua vida? Agora é a sua vez!

* Osvaldo Luiz Silva é jornalista, autor dos livros “Ternura de Deus” e “A vida é caminhar”, pela Editora Canção Nova, e membro da Academia Cachoeirense de Letras e Artes (ACLA), em Cachoeira Paulista (SP).

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira