Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE II)

Segredos dos Grandes Empreendedores! (PARTE II)

30/12/2010 Marizete Furbino

“Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos”. (Blaine Lee)

Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.

Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.

 Saber recrutar, selecionar, lotar, manter e reter o profissional na empresa em que atua: além de inserir o profissional no departamento certo, o empreendedor é também capaz de implementar ações, investindo cada vez mais neste profissional, para não somente mantê-lo na empresa, mas para ser capaz de retê-lo dentro da empresa na qual atua.

 Não teme a mudança: sabedor de que vive na era da incerteza, onde não há constância, o empreendedor enfrenta as mudanças de “peito aberto”, com muita garra, equilíbrio e vontade de fazer acontecer, não tendo assim resistência. Como agente que desvenda a realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o empreendedor, através de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização à qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades.

 Preocupa-se com conhecimento, inovação e criatividade: Sabedor de que conhecimento, inovação e criatividade, são 3 pilares imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, uma vez que traz consigo maior produtividade, eficiência e eficácia nas ações, o empreendedor investe cada vez mais, e assim, consegue conquistar o sucesso e não só sobreviver, mas permanecer neste mercado globalizado, onde a competitividade é demasiadamente acirrada. Ele sabe muito bem que uma empresa que não inova estará fadada ao fracasso. Tem consciência que a inovação é fator sine qua non de sucesso e que, através da inovação, a empresa terá maior probabilidade de oferecer ao mercado produtos e serviços mais atrativos, destacando-se, sendo líder no que faz , fazendo assim o diferencial. O empreendedor sabe também que a criatividade é condição inerente ao ser humano, e que, a partir de seu exercício, a empresa irá realizar rupturas, inserir no mercado produtos e/ou serviços inovadores e assim conquistar novos rumos, novos mercados, se destacando no mercado, agregando valor ao produto e ao serviço, conquistando com isso vantagens competitivas sustentáveis, além de proporcionar condições, não apenas para sobreviver, mas para se consolidar no mercado. Considera igualmente a criatividade como sendo de suma importância dentro de qualquer empresa, colocando-a como uma preocupação e uma prioridade, tendo valor de destaque nos princípios que regem a empresa na qual exerce sua função, pois, através da criatividade, surge a inovação, fator determinante de emersão no mundo dos negócios.

 Realiza e promove capacitação de forma contínua: Tem sede insaciável do conhecimento, por isso não somente realiza a busca pelo conhecimento de forma incansável, mas promove na empresa capacitação de maneira contínua, uma vez que é sabedor que sua competência técnica advém do conhecimento que possui, motivo pelo qual dá total ênfase à busca pelo saber.

 Reconhece o ser humano como sendo o maior bem intangível dentro da empresa: Sabe que se realiza através das pessoas; portanto, investe demasiadamente no pessoal envolvido, pois sabe que as pessoas constituem o maior patrimônio de uma organização. Sabe também que é através das pessoas que a organização poderá ascender e não só sobreviver, mas se perpetuar no mercado. Torna-se então um desafio constante para um líder empreendedor, incentivar o colaborador, para que este trabalhe sempre motivado, vestindo de fato a meia, o boné, a calça, a camisa e o sapato da empresa, ou seja, que este realmente se doe, se entregue ao trabalho de corpo e alma. A partir do momento que existe essa entrega, essa doação, verifica-se que existe satisfação, harmonia, interação, integração, e como conseqüência maior, produtividade e lucratividade.

 Melhoria contínua - uma palavra constante no dicionário e na vida do empreendedor: A melhoria contínua deve fazer parte da filosofia e do planejamento de cada organização e deve também ser levada a sério, desde a alta cúpula. Saber utilizar os erros como nossos aliados pode fazer a grande diferença. É sempre possível fazer melhor. Capacitar sempre deixa a empresa em fina sintonia com as demandas do mercado.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa