Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança da informação, sim. Ineficiência, não

Segurança da informação, sim. Ineficiência, não

01/11/2016 Enio Klein

Tenha em mente que investir em segurança cibernética é um passo decisivo.

A internet vem se tornando, de forma muito rápida e inevitável, a principal plataforma para a operação de processos de qualquer negócio, de vendas ao financeiro, onde o próprio governo a utiliza para as atividades fiscais.

A mobilidade tem como principal base a plataforma da internet. “Apps” e “Bots” se multiplicando a ponto de não ser mais possível conviver sem eles. A computação em nuvem não só é uma realidade, mas uma tendência que, dentre outros efeitos positivos, permite uma redução nos custos de implantação de infraestrutura computacional, permitindo que, cada vez mais, empresas adquiram os benefícios na utilização da tecnologia da informação.

O efeito indesejado de tudo isso é a segurança da informação – ou a falta dela – que assume uma importância muito grande, considerando as vulnerabilidades e os riscos que plataformas na internet trazem junto com seus benefícios.

Segurança Cibernética (ou Cyber Security, em inglês) é uma disciplina que começa a assumir uma importância vital a partir de agora, e você vai ter que se preocupar com ela. Existe uma máxima no mundo financeiro que diz: “se você não quer o risco da inadimplência, não dê crédito”.

Traduzindo isso para nosso ambiente tecnológico significa que, se você não quer ter nenhum risco de segurança, não use a internet. Da mesma forma que no ambiente de finanças não é possível trabalhar com risco zero na concessão de crédito, na área de TI, a realidade é igual.

A não ser que você opte por usar menos os sistemas do mundo virtual. Faça isso e você ficará para trás diante de seus concorrentes. Contudo, a atitude mais comum por aqui é a postura restritiva. Corta-se praticamente todo o acesso à internet pública e, com isso, diminui-se potencialmente a eficiência e eficácia de diversos processos de negócios.

Vendas é um deles. Uma das áreas onde ainda se tem muito a fazer em termos do uso de TI para melhoria de desempenho é a de vendas. Novas metodologias, cada vez mais sintonizadas com a necessidade dos profissionais e alinhadas com os novos comportamentos de compra dos clientes, trazem também novas ferramentas de automação de vendas que exploram todos os recursos que a tecnologia atual permite: nuvem, mobilidade, facilidade de acesso e comunicação, utilizando a internet.

Estas metodologias, aplicadas com precisão em ambientes automatizados e integrados, podem aumentar dramaticamente o desempenho das forças de vendas. É um potencial presente viável, mas que vemos não ser utilizado por conta dos riscos de segurança.

A postura restritiva que encontramos em boa parte das empresas aqui no Brasil atrapalha bastante o uso destas tecnologias. Um bom exemplo é o uso de aplicativos para web conferência para reuniões online. No dia a dia, vemos a dificuldade do uso destes instrumentos devido às restrições de acesso.

Às vezes, mesmo o Skype não é permitido. Estas restrições limitam o uso da tecnologia a ponto de impedir que os avanços existentes possam ser utilizados. Como falar em melhoria no desempenho de vendas se a tecnologia disponível e acessível não pode ser utilizada por conta dos riscos de segurança?

A boa notícia é que há maneiras muito mais eficientes e menos restritivas de lidar com a segurança cibernética. Ferramentas e processos que lhe darão a segurança necessária para que possa aproveitar ao máximo toda a tecnologia disponível com níveis de risco mínimos.

Tenha em mente que investir em segurança cibernética é um passo decisivo, não somente para garantir a segurança de suas informações e de seu ambiente, mas, principalmente, para lhe dar eficiência e competitividade em seus negócios.

* Enio Klein é CEO da K&G Sistemas.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves