Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seleção natural no mercado?

Seleção natural no mercado?

02/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Charles Darwin afirmou, em um trecho do livro “A Origem das Espécies”, que a seleção natural procura a cada dia e momento, em todo lugar, as mais tênues variações, rejeitando as nocivas, conservando e ampliando todas as que forem úteis.

Tão imperfeita é a nossa visão das remotas idades geológicas, que só conseguimos ver que as formas orgânicas são agora diferentes do que foram em outras eras.  Certamente esse foi um dos trechos da teoria darwiniana em que o economista inglês Thornstein Vebler se apoiou para erigir o seu conceito de “relação natural das organizações”.

A mesma linha de pensamento é perfilhada por Hogdson, em busca de dados sobre a capacidade de adaptação de empresas aos momentos de adversidade. “Somos capazes de provar, por nossa observação”, afirma o professor, que há muitos anos registra a rotina empresarial, “que é mais importante a capacidade de adaptação de uma empresa às mudanças no mundo do que o lucro final”.
Em abono ao seu ponto de vista, ele lembra que as crises econômicas continuam a levar de roldão muitas pequenas empresas, o que não acontece com as de grande porte. Embora lamente o fato, ele ficou otimista com o ressurgimento das teorias do economista John Maynard Keynes, especialmente no gerenciamento de investimentos públicos e, de modo especial, no aumento de ativação do Estado em programas sociais e em obras públicas. Chegou mesmo a garantir que o fato de o Brasil não ter sofrido mais seriamente o impacto da crise econômica de 2009 deveu-se às boas políticas de desenvolvimento adotadas pelo país. 
Qual é a idéia de Hogdson? Sem dúvida, é a de que as crises do capitalismo “podem dar origem a uma economia com mais valores”. E ele acrescentou à sua argumentação: “com a biologia, é possível aprender que enquanto a competição nunca deixará de existir, há grande quantidade de cooperação ocorrendo. Isso é verdade na natureza e na sociedade”.

Afirma o autor do artigo que países e empresas cooperam há anos. “Ao utilizar a teoria de Darwin, não se pode valorizar apenas o aspecto da competição expresso na ideia da seleção natural”. O naturalista inglês nunca deixou de reconhecer uma parcela de cooperação no processo evolucionário das espécies. 
Seria, de fato, estranho, que a evolução não se aplicasse aos fenômenos da Economia e do Direito que, evidentemente não permanecem os mesmos depois que ocorrem mudanças significativas no contexto de uma sociedade. Servem de exemplo ao que estamos afirmando – e tivemos a oportunidade de também o fazer na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, no dia em que ali se homenageou a memória do professor Washington Peluso Albino de Souza, pioneiro do Direito Econômico no Brasil – os fatos que marcaram a intervenção do Estado no domínio econômico, no Brasil e no mundo.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray