Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seu filho é um “aluno problema”?

Seu filho é um “aluno problema”?

26/07/2012 Maurício Sampaio

Muitos pais entram em verdadeiro estado de angústia quando seus filhos não vão bem na escola ou não tiram notas boas. Para alguns, é o início de um grande problema.

Para outros, um enorme desafio. Nessa hora, muitos correm para procurar auxílio de profissionais especializados e o primeiro diagnóstico é dificuldade de aprendizado. Para os pais e educadores, são os famosos “alunos problema”.

E, para os filhos, o rótulo: “eu sou um problema”. Esse é o início de um sistema prejudicial e que pode de fato fazer com que essa situação piore. Vários são os motivos para que isso ocorra. Na visão e entendimento dos alunos, eles passam a se reconhecer como um problema e, com isso, o nível de desmotivação despenca.

Outro ponto é em relação a sua turma, aos seus colegas. Na maioria dos casos, o “aluno problema” se coloca de forma inconsciente aquém da turma. O que acontece é uma absorção do seu sistema emocional sobre a situação desanimadora de ser uma pessoa problema. Além disso, alguns pais acreditam fielmente que seu filho é um problema e passa a tratá-lo como tal.

Uma prova disso é o crescimento do número de pais que estão procurando profissionais, como psicólogos e psiquiatras, para remediar seus filhos sem a mínima necessidade. Os educadores também utilizam rótulos como “esse aluno é um problema”. Na maioria dos casos, esse aluno ou aluna é tratado como “especial”.

Muito professores estão, precocemente, orientando os pais a enviarem seus filhos para uma avaliação, para um trabalho à parte, sem ao menos realizar um papel que é de um educador: oferecer novas estratégias de ensino e aprendizagem. Todos nós nascemos com capacidades e limitações e não podemos somente tachar essas limitações de problemas.

É preciso um novo olhar, uma nova atitude mais positiva. Ao invés de dizer que o aluno tem um problema, porque não dizer que esse aluno precisa aumentar seu nível de desempenho? Isso inclui novas perspectivas de abordagens e estratégias mais positivas. Nosso sistema de recompensas funciona infinitamente melhor com colocações positivas do que as negativas.

Além disso, grande parte dos “problemas” que os alunos apresentam não são de ordem patológica, mas, sim, de sistemas de organização e planejamento. Alunos que obtém melhores resultados no vestibular são os que se programam, planejam, sabem se organizar e conseguem vencer suas dificuldades. Pensam de forma positiva em relação ao seu futuro e as suas conquistas.

Problemas todos nós temos e isso não significa que somos pessoas problemas, o que precisamos é identificar os caminhos e as estratégicas corretas para cada pessoa. É preciso abrir possibilidades, criar novos modelos acompanhamento e aprendizagem.

Trabalhar com foco no que é exigido no futuro profissional: motivação, capacidade de superação, brilhantismo e autoestima, e não ficar estagnado em rótulos que mais atrapalham do que de fato ajudam.

Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray