Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sobre o respeito à individualidade

Sobre o respeito à individualidade

20/09/2014 Natália Vilarouca

Gays e cristãos não se entendem muito bem neste país.

Não é novidade que gays e cristãos não se entendem muito bem neste país. Se por um lado, cristãos conservadores almejam manipular a máquina estatal para transformar o Brasil num verdadeiro estado teocrático, o movimento LGBTT não dá o braço a torcer.

O que mais vemos são cenas do tipo: travesti vestido de cinta-liga e véu preto trava discussão dentro de uma igreja com o padre. Beijaços gays em eventos evangélicos e imagens de santos sendo enfiados no ... bem... Vocês sabem onde. Penso que o cerne da questão encontra-se justamente na falta de respeito da individualidade de cada um.

Dos dois lados vemos exigências insanas e desordenadas. Cristãos berram se gays querem casar. Gays berram se cristãos dizem que homossexualidade é pecado. O desentendimento é tão crônico e tão desajustado que os revides ocorrem todo dia. O negócio está tão quente que os barracos entre essas duas forças políticas está dando mais ibope do que as novelas apelativas. O clima está tenso! E há culpa de ambos os lados. Cristãos apelam para o fato de constituírem maioria.

Usam o discurso da democracia para impor uma verdadeira ditadura, como se o Estado tivesse que adotar necessariamente a moral cristã. Não só os gays que se sentem incomodados com isso. Representantes de outras religiões, agnósticos e ateus também. Já os gays perderam a linha há muito tempo. Não existe mais discurso. Eles estão apelando para a extravagância nas manifestações e para o desrespeito. Confundem ter direitos respeitados com aceitação unívoca de todos.

Querem, se possível, destruir todos os exemplares da Bíblia e desenhar órgãos genitais em todos os lugares. Acham que a laicidade estatal lhes dá o direito de entrarem em cultos e igrejas atacando os princípios mais básicos da religião cristã. Soube há pouco que houve um casal pleiteando judicialmente casamento na igreja. No mais, penso que cristãos deveriam deixar de se intrometer na esfera íntima das pessoas e guardarem seus princípios para si e o movimento LGBTT deveria parar com esse complexo de inferioridade de achar que todos devem aceitar lésbicas, travestis, bissexuais, etc, sem torcer o nariz. Em suma: cada um deveria ficar em seu quadrado.

*Natália Vilarouca é Acadêmica de Direito da UNIFOR e Especialista do Instituto Liberal.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves