Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tempos pioneiros

Tempos pioneiros

28/04/2017 Francisco Habermann

“O tempo não passa, nós é que vivemos cada tempo... e passamos” ( dos sábios antigos ).

Nas primeiras fases da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu ( FCMBB ), a construção e a busca dos recursos humanos, os professores e funcionários, eram necessidades imediatas.

E isso se fazia com poucos. Os pioneiros professores da instituição de ensino superior que aqui labutavam foram buscar outros que pudessem aumentar os resultados que já despontavam em Botucatu, desde 1963.

Tudo foi organizado para que os que aqui chegavam naquelas primeiras turmas de alunos pudessem ter cursos diferentes dos moldes universitários de então. A começar pela denominação da nova instituição de ensino superior – Ciências Médicas.

Ilustres professores, moldados na experiência profissional comprovada, foram muito corajosos em aderir ao projeto inovador da antiga FCMBB, com o inicio do curso de Medicina, Biologia e Medicina Veterinária.

Todos os alunos daqueles três cursos inaugurais fariam, em conjunto, o mesmo aprendizado básico em ciências biológicas. Foi assim que nos sentamos todos juntos nos bancos improvisados, muitas vezes rústicos – desde 26 de abril de 1963 com a aula inaugural - mas abrigados num prédio que já estava construído e tinha formato de hospital, cuja primeira enfermaria foi inaugurada só em 1967.

Hoje, 54 anos após, a evolução progressiva de todos os cursos superiores aqui instalados – incluído o curso de Agronomia em 1965 - transformaram a pequena Botucatu de então em cidade universitária, agora qualificada como uma das melhores para se viver e educar filhos.

Além de se identificar como diferenciada e atrativa para diferentes projetos de desenvolvimento humano no mundo moderno. Aos pioneiros de todos os tempos - professores, alunos e funcionários - agora reunidos em nossa UNESP, dirigimos nossas homenagens nesta data.

Igualmente, como ex-alunos da FCMBB e discípulos integrantes que continuamos a ser da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, comemoramos, todos, em júbilo. A gloriosa instituição universitária cumpre suas funções na sociedade. Parabéns.

* Francisco Habermann é docente e ex-aluno da 1ª. turma da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira