Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tendências em programática para o e-commerce em 2018

Tendências em programática para o e-commerce em 2018

17/03/2018 Rodrigo Lobato

A antecipação dessas tendências é a chave para ter mais competitividade em um mercado tão acirrado.

A tecnologia programática segue como um pilar fundamental para o comércio eletrônico, garantindo cada vez mais efetividade não só na negociação de mídia online, como também na maneira como as marcas se comunicam com seus consumidores.

Ao longo de 2018, teremos novas evoluções significativas nesse campo, assim como tivemos em 2017, e a antecipação desses caminhos é a chave para ter mais competitividade em um mercado tão acirrado. Abaixo listo as três áreas onde a programática vem evoluindo com mais intensidade, e como o seu negócio pode evoluir junto com ela:

Omnichannel que se faz com dados

Os varejistas estão cada vez mais transformados digitalmente, oferecendo serviços altamente conectados e personalizados aos seus consumidores. A gigante do comércio eletrônico, Amazon, por exemplo, comprou recentemente toda uma cadeia de mercearias e abriu lojas pop-up em todo o mundo. Mas isso não significa que estamos enfrentando um renascimento do off-line.

Pelo contrário! Essas lojas usam as mesmas técnicas de personalização, machine learning e coleta de dado de um e-commerce. Isso porque os consumidores hoje esperam uma experiência de compras mais profunda, então descontos simples e estratégias típicas de vendas já não são suficientes.

Para atender às expectativas do consumidor de hoje, é fundamental analisar o seu histórico de pesquisa e entender suas necessidades. O próximo passo é encontrá-lo e atendê-lo em qualquer plataforma, em qualquer horário, com mensagens altamente personalizadas.

Máquinas que aprendem sozinhas


A Inteligência Artificial tornou-se a chave para cruzar e analisar grandes quantidades de dados relevantes, o que impacta muito positivamente a indústria do e-commerce, sobretudo no que diz respeito à compra de mídia programática. A aprendizagem automática "tradicional" já está sendo superada por variantes mais inteligentes, como o Deep Learning - que imita o trabalho do cérebro humano, processando dados e criando padrões de tomada de decisão como um ser humano faria.

A tecnologia já se aplica amplamente em muitas indústrias e setores digitais como a saúde ou a automação automotiva, mas o varejo vê benefícios particulares nos processos de compra de mídia digital.

Algoritmos de autoaprendizagem podem comprar anúncios de forma inteligente em um sistema online de licitação, processando bilhões de camadas de dados para tomar uma decisão precisa em segundos. Eles também obtêm informações sobre os canais de anúncios, e como são inerentemente otimizadores de custos, geram economia ao evitar desperdícios.

Novas fronteiras para a publicidade

Editores, anunciantes e usuários do mundo todo estão experimentando o impacto de novas soluções, novos regulamentos e novos processos em seus cotidianos. Neste mês, por exemplo, o bloqueio de anúncios nativos foi ativado no navegador Chrome.

O Google, como membro da “Coalizão por Melhores Anúncios”, começou a bloquear anúncios irritantes e intrusivos seguindo critérios muito rigorosos. Embora a decisão seja sábia e o projeto assegure canais de anúncios de qualidade superior para o anunciante, o setor de displays precisará se adaptar.

As empresas de anúncios terão de ser seletivas e cuidadosas ao apresentar ofertas - mesmo uma pequena falta de conformidade resultará no bloqueio do anúncio. Outra melhoria importante é o Ads.txt - também conhecido como “Vendedores Digitais Autorizados”, um projeto que visa aumentar a transparência no ecossistema publicitário programático.

Ele já é usado pelos principais sites em todo o mundo e, em breve, poderá ser uma ferramenta padrão que permitirá aos editores declararem as empresas autorizadas a venderem seu inventário digital, e garantindo aos usuários a certeza de que estão vendo anúncios de fontes seguras e confiáveis.

* Rodrigo Lobato é diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina na RTB House, uma empresa de tecnologia europeia focada em oferecer um serviço completo e personalizado de retargeting baseado em algoritmos de deep learning.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira