Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?

22/11/2018 Jamile Dabul

Quem nunca ouviu falar em Thanksgiving?

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?
Com certeza você já viu esse dia sendo celebrado em um filme ou seriado norte-americano. A cena é clássica: a família reunida em volta de uma mesa farta. Mas o que essa data representa de fato? Comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, e na segunda segunda-feira de outubro no Canadá, a celebração tem origens distintas. Contudo, desfiles pelas ruas (parades), reunir a família e amigos, refeição especial, agradecer bênçãos recebidas e passar o dia vendo futebol americano na televisão são pontos comuns dessa celebração. De um modo geral, os norte-americanos celebram o Thanksgiving de forma mais fraterna que o próprio Natal, com pratos típicos como peru (turkey), molho de cranberry (cranberry sauce) e torta de abóbora (pumpkin pie), que reúnem toda a família. Assim como outras datas, o Dia de Ação de Graças está ganhando espaço no calendário das famílias brasileiras. Em português, diz-se “Dia de Ação de Graças”, evento que vem sendo difundido no Brasil principalmente pelas escolas que ensinam língua inglesa. Isso acontece especialmente porque é extremamente relevante se aprofundar na cultura ao aprender outro idioma, pois a língua está nela incluída. Outro aspecto forte da data são as promoções: a Black Friday e também a Cyber Monday são estratégias utilizadas pelo comércio em muitos países, incluindo o Brasil. Comprar a televisão ou o telefone celular mais modernos são motivos para aguardar o Thanksgiving sem sequer dar-se conta disso. Ok! Mas...onde estão as verdadeiras “Ações de Graças”? Será que aqui, entre tantos afazeres e preparos, a família irá de fato refletir sobre as bênçãos recebidas? Em meio às ofertas e ao desejo de consumir, o filho irá fechar os olhos, respirar fundo e perceber o quanto é amado e querido? Os familiares e amigos trocarão agradecimentos? Principalmente nos Estados Unidos, muitas pessoas se reúnem nesse dia para fazer o bem, e muito possivelmente não o façam apenas nessa data. Em todo o mundo, todos os dias há professores ensinando crianças a perceberem muitos motivos para darem graças; famílias compartilhando motivos de gratidão; pessoas caminhando e agradecendo pelo ar que respiram e pela beleza na natureza. E você? Que tal pensar o Thanksgiving de uma forma diferente a partir de hoje? Uma sugestão é reunir a família, escrever em pequenos papéis algumas coisas pelas quais são gratos e guardar esses registros em uma caixinha. De tempos em tempos releiam juntos. Com certeza fará bem a todos! * Jamile Dabul é professora de língua inglesa do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria. Fonte: Pg1 Comunicação



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa