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Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

30/03/2012 Denis Zanini

Pesquisa divulgada neste ano pelo Scup, empresa especializada no monitoramento de redes sociais, revelou que quinta foi o dia com maior movimentação no Twitter no Brasil em 2011, com um total de 5,8 milhões de mensagens.

O horário de pico aconteceu entre 14h e 17h. Logo em seguida aparecem a quarta e a terça, com ápices em faixas horárias semelhantes. Os dados podem ser conferidos na íntegra Aqui! Ao analisar os resultados, a conclusão de boa parte das pessoas é: se esses são os dias e horário de maior tráfego, é nesse período que devo concentrar minhas mensagens, correto? Eu respondo: nem sempre.

Para descobrir a melhor maneira de potencializar seus posts você deve conhecer o comportamento dos seus seguidores e de tuiteiros com a mesma afinidade, e não da maioria dos usuários do Twitter. Vale observar que a pesquisa apontou quais dias os usuários mais tuitavam. A pessoa pode ter tuitado mais nesse horário, porém nada garante que ela estivesse lendo. A pequisa também não especifica quem estava respondendo ou retuitando mensagens, que são dados muito mais importantes para análise estratégica.

E mais: quanto maior a concorrência, ou seja, o número de postagens escritas por terceiros naquele momento, mais diluída ficará sua mensagem na timeline de seu seguidor. Lógico que é preciso e recomendável tuitar no horário de pico. Especialistas em marketing digital orientam que, na média, seja enviados entre 5 a 10 tuítes por dia, em horários espaçados. Mas, como disse anteriormente, o número exato de mensagens e o período ideal vai depender muito do perfil dos seus followers.

Há pessoas e empresas que postam com grande sucesso mais de 30 mensagem por dia, e outras que, para ter êxito, não precisam mais do que três. Para conhecer melhor seu follower e detectar oportunidades baseadas em hastags e tendências, há diversas ferramentas gratuitas na internet, como o Crowdbooster, o Trendsmap e o Social Bro. Este último, além de elaborar um relatório personalizado com melhor horário para postagem, de acordo com o hábito de seus seguidores, também indica contas para serem seguidas por nível de afinidade e influência, sendo um ótima maneira de prospecção.

*Denis Zanini é consultor de marketing digital e autor do curso Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais.



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