Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um líder de sucesso precisa ter visão

Um líder de sucesso precisa ter visão

14/06/2015 João Marcelo Furlan

Para conquistar sucesso na liderança é preciso desenvolver, entre outras habilidades, visão.

Esse é o ponto de partida que irá guiar o líder e sua equipe pela rota correta até a chegada ao resultado pretendido. Uma visão dentro do mundo corporativo é divida em três partes:

Propósito Significativo (o que fazemos): definir porque a empresa existe, área, ambição, processo ou função. É necessário identificar onde o seu propósito se encaixa dentro de um todo, para assim agregar valor ao sistema já existente.

Imagem clara de futuro (aonde queremos chegar): define o que é sucesso, o que você construirá e o legado que isso deixará aos demais (ou para a sociedade) num médio prazo. É a capacidade de mudar algo hoje, que fará a diferença num futuro próspero e breve.

Valores claros da instituição (como faremos para chegar até lá): é a forma de fazer, as características ou atitudes que reconhecemos quando entregamos valor a alguém, a uma organização ou a um cliente.

Existem dois pontos a serem preservados por líderes, que são essenciais para a conquista dos objetivos estabelecidos a partir da visão: perseverança e senso de urgência.

A perseverança nada mais é que a capacidade de uma pessoa voltar ao seu estado normal após sofrer grande pressão. Ela demonstra a paixão de uma pessoa por determinada meta de longo prazo, ou seja, pela realização de um sonho, de uma visão.

Se o time compartilhar da mesma visão do líder e vê-lo seguindo forte, perseverando a cada obstáculo, com certeza ficará mais engajado, se dispondo cada vez mais a seguir ao lado do líder na busca do objetivo.

Dentro da visão, o senso de urgência representa um elemento de engajamento. Quando temos algo que nos tira de zona de conforto, automaticamente agimos mais rápido ou tomamos atitudes sobre o problema.

Manter o time engajado, lembrando dos prazos e das dificuldades ao longo do processo de liderança, é um dos fatores que aceleram a entrega do resultado. A partir de quando tivermos todos esses pontos alinhados, teremos a construção de uma visão e também as condições necessárias para realizar os objetivos e sonhos propostos.

Caso o passo a passo não seja respeitado, o processo de liderança pode desgastar a energia e eficiência do time e nunca atingir o ponto de chegada. Por isso, desenvolva a sua visão e construa um legado de liderança que jamais será esquecido.

* João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora Leaders, empresa de educação corporativa especializada em aceleração de resultados.
 



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves