Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um projeto urgente para o Vetor Norte

Um projeto urgente para o Vetor Norte

19/06/2013 Floriano de Lima Nascimento

Ao planejar o traçado da Avenida do Contorno, o engenheiro Aarão Reis colocou-se entre os grandes nomes da engenharia nacional.

Ele foi o responsável pelo traçado da Avenida do Contorno, que delimitou a área urbana da Capital de Minas Gerais. Com o passar do tempo, ocorreu, como não poderia deixar de ser, a expansão da cidade. A construção do Aeroporto de Confins redimensionou a área urbana da Capital, cujos limites extrapolaram completamente o traçado original, tornando realidade o Vetor Norte, uma nova fronteira para a cidade.

Visto do alto, rodeada por montanhas e coberta pela vegetação, a Região Norte revela uma nova dimensão de Belo Horizonte, à qual se integra um maravilhoso espaço, que permite sonhar com um redimensionamento incapaz de ser imaginado há alguns anos.

Poucas capitais brasileiras podem contar com tão extraordinária possibilidade de mudar e se renovar, com o aproveitamento de um novo espaço. Ao passar pela região chamada de Vetor Norte, desperta a nossa atenção, em primeiro lugar, a beleza natural, formada pela mata verde, pontilhada pelo arvoredo. Basta um pouco de imaginação para criar ali um ambiente em que a funcionalidade possa conviver com as belezas naturais, criando-se, junto com as novas construções, uma área propícia ao esporte e ao lazer.

O que ali se prefigura, com um pouco de imaginação, é uma fronteira do novo, capaz de rejuvenescer a vida de uma capital envelhecida e desgastada por fatos como o excesso de construções e pelo excesso de trânsito, onde sobra pouco espaço para se desfrutar a natureza. Que a imaginação criadora inspire os projetos que irão configurar o espaço do Vetor Norte. Que o verde e os espaços de lazer possam compor ali cenários de uma região que, lado a lado com o progresso, possa introduzir cenários de beleza e lazer para a sacrificada população da Região Metropolitana de BH. E, sobretudo, que se preserve o verde que, naquela região, é de uma beleza estonteante...



Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra