Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma nave de amor e espiritualidade!

Uma nave de amor e espiritualidade!

26/10/2014 Andrea Cabral

Grupo de voluntários se unem para promover acolhimento espiritual a pacientes com câncer.

Voluntários, de várias denominações religiosas, se unem com um único propósito: dar suporte espiritual a pacientes com câncer e seus acompanhantes, familiares e funcionários.

Concebido como estratégia em novembro 2007 e implantado no ano de 2009 no Instituto Nacional do Câncer, o Núcleo de Apoio Voluntário Espiritual – N.A.V.E. – tem como princípio respeitar as individualidades, promover o acolhimento, consolar, renovar as esperanças, o equilíbrio e a força daqueles que enfrentam o câncer, dos seus familiares, amigos e profissionais cuidadores.

O médico responsável, Dr. José Adalberto F. Oliveira, ressalta que o apoio enfatiza o suporte espiritual, não tem a finalidade de conversão e a atenção religiosa só é realizada quando solicitada pelo paciente.

Visando a continuidade desse trabalho, o NAVE desenvolveu um procedimento de seleção e preparação dos voluntários, bem como uma metodologia capaz de demonstrar, estatisticamente, os benefícios da espiritualidade no tratamento do câncer. E ainda oferece eventos gratuitos como seminários e jornadas, tendo como tema central a espiritualidade e a saúde.

Segundo dados do Núcleo, os resultados são animadores: o número de visitas aos leitos saltou de 1.092 em 2010 para mais de 6.700 em 2013! O mais interessante é que quanto mais visitas recebem, menos dor os pacientes sentem, mais sentimentos positivos expressam e menor é o índice de sofrimento. “Aqueles que recebem apoio espiritual permanecem menos tempo internados”, comemora Dr. José Adalberto. Esperança, confiança e fé são os sentimentos mais observados pelos voluntários.

Acompanhando uma tendência mundial, diversos hospitais no Brasil oferecem apoio espiritual como uma ferramenta durante o tratamento. Pesquisas indicam que a espiritualidade influencia positivamente a saúde, a recuperação e a qualidade de vida dos envolvidos.

Uma das primeiras pesquisadoras sobre o papel da espiritualidade na saúde, Mary Baker Eddy, afirma que “o Amor sustenta o coração em luta”. O poder do Amor divino é onipotente, capaz de romper as amarras mentais e destruir a doença.

Esse apoio voluntário desperta o senso espiritual do paciente e o fortalece. Por isso, minimiza o sofrimento, reduz o estresse e a ansiedade. Assim, é mais fácil para o paciente abrir seu pensamento para o Amor que elimina o medo, deixa a saúde perceptível e traz tranquilidade e preparo para enfrentar bem a situação.

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso