Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vencendo preconceitos

Vencendo preconceitos

08/07/2018 Oscar D'Ambrosio

Marie Curie foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel.

Vencendo preconceitos

Poucas pessoas na história da humanidade, ao que sabemos, venceram tantos preconceitos e conseguiram reconhecimento como a cientista polonesa naturalizada francesa Marie Sk?odowska Curie (1867 – 1934).

Pioneira em pesquisas na radioatividade e na sua ação contra o câncer, atingiu vários ineditismos. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher até hoje a ganhar o prêmio duas vezes. E foi anda a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris e a primeira a ser enterrada por méritos próprios no Panteão daquela cidade.

O filme “Marie Curie”, de Marie Noëlle, narra tudo isso sem deixar de lado o escândalo em que foi destaque mundial por, já viúva, ter se envolvido com um homem casado, algo que quase a impediu de receber o Nobel. Acima de tudo, a cientista é apresentada como uma defensora do conhecimento.

Isso significava inclusive praticar e defender uma concepção de ensino em que as experiências de laboratório fossem intensificadas para meninos e meninas. Assim, entendendo a ciência como forma de prática de enfrentar o desconhecido, combateu o preconceito e, acima de tudo, deixou um imortal legado para a humanidade.

* Oscar D´Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves