Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é tímido?

Você é tímido?

23/04/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Se você se encaixou na descrição acima provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Sabemos hoje da importância que as interações e relações com pares têm no desenvolvimento saudável, para um bom funcionamento psicológico, social e acadêmico. Antes de qualquer coisa, o que é timidez?

Tímido seria aquela pessoa que apresenta baixa interação com seus pares, além de não conseguir participar de interações de maneira bem sucedida. Essas pessoas costumam ter medo de interagir com desconhecidos, medo da avaliação ou desaprovação social. Ou seja, elas costumam evitar interações sociais e, consequentemente, ambientes em que ocorram a interação (uma mesa de bar ou uma festa, por exemplo).

Em relação às causas, muitos fatores podem estar relacionados à timidez. Pouco contato social, relações familiares empobrecidas (pais pouco empáticos, por exemplo), modelos inapropriados de interação ou até mesmo pais que premiam a dependência da criança e desencorajam a interação social.

E então, o que fazer? Se você, que está lendo isso, se encaixou na descrição acima, provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Muitas vezes caracterizamos os tímidos como se eles não sofressem com o jeito que eles se comportam, “considerando que eles são assim mesmo, nasceram assim”. Entretanto, o retraimento social pode ter várias implicações negativas.

A timidez vem, freqüentemente, acompanhada de grande sofrimento, stress, e até depressão. Muitas vezes, a pessoa tímida gostaria de interagir com os outros, mas por determinadas razões, cautela, receio, evitam o contato social.

Assim como outros sentimentos, o comportamento tímido pode ser classificado ao longo de um continuum, encontrando-se desde uma timidez muito leve, que não interfere na vida do indivíduo, até transtornos muito sérios, que podem levar a um sofrimento e desadaptação muito grande frente à vida.

A timidez em excesso pode levar ao transtorno de ansiedade social (caracterizada por uma ansiedade significativa), que é um transtorno psiquiátrico e como tal deve ser tratado por profissionais especializados, psiquiatras e psicólogos, de preferência que utilizem intervenções comportamentais e cognitivas, que são baseadas em evidências científicas.

* Psicólogas da Link Psicologia



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves