Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você faz parte da solução ou do problema?

Você faz parte da solução ou do problema?

27/09/2016 Luciano Zorzal

Não é raro encontrar pessoas que de forma consciente ou não, preferem fazer parte do problema e não da solução.

Quando um funcionário é contratado, sua grande expectativa é ser a solução para vários problemas que possam ser resolvidos na empresa que lhe escolheu.

Da mesma forma, tão ansioso quanto o candidato à vaga, está o contratante, acreditando que, enfim, poderá contar com alguém para ajudar a realizar as tarefas da empresa.

Porém, não é raro encontrar pessoas que de forma consciente ou não, preferem fazer parte do problema e não da solução. Diante de uma situação mais complicada, sabem somente destacar as dificuldades.

Frases como “Isso não vão dar certo”, “Eu não acredito...”, “Não vai dar tempo”, estão entre as preferidas. Sempre que me deparo com esse tipo de situação, faço a seguinte pergunta ao funcionário: “Então, o que você sugere para solucionar esse problema? Afinal, não é para isso que trabalhamos, para oferecermos uma solução?”

Nesse momento é curioso observar as reações das pessoas. Muitas delas ficam completamente sem resposta. Faça essa experiência na sua empresa. Convide seus funcionários a fazerem parte da solução. Assim, você poderá confirmar o quanto esse posicionamento é muito mais eficiente do que críticas ou discussões.

Melhor ainda será ouvir as possíveis e valiosas contribuições que poderão ser colocadas na mesa depois dessa simples pergunta. Aos clientes interessam os resultados e, portanto, cabe a cada profissional gerar esse resultado. Acredito que quem não ajuda, com certeza está atrapalhando, na melhor das hipóteses, pelo simples fato de estar ocupando a vaga de quem poderia estar ajudando.

Portanto, observe as pessoas com as quais convive e analise a postura que elas adotam. Faça também uma avaliação do seu comportamento, no trabalho, em casa, na comunidade em que vive, você tem sido parte da solução ou do problema?

Se você levar em consideração a frase do intelectual norte-americano Eldridge Cleaver, que diz que "se você não é parte da solução, então é parte do problema" não será muito difícil descobrir. Basta agora decidir em qual time você quer jogar!

* Luciano Zorzal é palestrante, consultor, diretor de expansão da Zorzal Franquias e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves