Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você usa as mídias sociais para expandir sua rede de franquias?

Você usa as mídias sociais para expandir sua rede de franquias?

28/03/2014 Nadia Korosue

Temos acompanhado uma grande mudança estratégica no mercado de franquias após o surgimento das redes sociais.

Mas, você tem explorado todas as oportunidades para o seu negócio? Se estiver utilizando estes canais somente para postar informações institucionais, para saber o que público acha da marca e dos produtos e serviços, você provavelmente já está um passo atrás da sua concorrência.

Atualmente, as redes de franquias estão usando as mídias sociais para fidelizar e transformar seus clientes em parceiros, posicionar e fortalecer a valorização da marca, aumentar o market share e, além disso, para prospectar novos franqueados e interagir com aqueles que já pertencem à rede, potencializando e tornando a comunicação mais eficiente e fazendo com que se sintam parte e mais responsáveis pelo sucesso de todos. As mídias sociais têm oferecido cada vez mais inovações variadas, fazendo com que ferramentas tradicionais como intranets e extranets, por exemplo, sejam cada vez menos utilizadas.

Com relação ao cliente, as mídias sociais têm sido muito empregadas, principalmente para captar leads e incrementar as vendas. As redes têm trabalhado também no engajamento do cliente, estabelecendo uma relação mais próxima e interativa por meio da publicação de assuntos relacionados ao segmento, fóruns de discussões, pesquisas de tendência, concursos, etc. De acordo com especialistas, a resposta dos usuários ao conteúdo postado tem sido mais importante do que o número de seguidores em si.

Já na prospecção de novos franqueados, os empreendedores costumam, primeiramente, identificar o perfil do pretendente, monitorando as palavras-chave, mensagens e assuntos específicos mais acessados por eles para pesquisa de franquias. Este material tem sido a base para a criação de conteúdos segmentados, mais estratégicos e assertivos para serem publicados em sites exclusivos para comercialização de franquias, blogs, vídeos, webinários e anúncios, por exemplo.

A ideia é que este conteúdo seja apresentado especificamente para quem tenha o perfil, sendo capaz de atraí-los e instigá-los para realização de um contato. Alguns franqueadores também têm atuado de maneira mais ativa, utilizado ferramentas para buscar aqueles que têm maior potencial para enviar materiais informativos ou até mesmo para fazer uma ligação telefônica. O custo além de ser mais baixo tem proporcionado maior foco, direcionamento e resultado. As oportunidades são ainda maiores quando tratamos de franqueados.

As mídias sociais têm sido aproveitadas para criar uma gestão mais aberta e participativa, incentivando um diálogo direto e mais intenso entre as partes, principalmente para escutar e conhecer suas boas práticas, ideias e sugestões. Além disso, tem sido muito aplicadas para propagar o know how, compartilhar histórias de sucesso, gerar sinergia e capacitar os franqueados. Para tanto, como muitas das informações costumam ser estratégicas e confidenciais, as redes estão dando preferência por mídias que ofereçam a possibilidade de acesso restrito e segmentado por perfil ou por grupos.

Saber que todos estão recebendo as mesmas informações ao mesmo tempo, tem garantido a uniformidade e a satisfação da rede. É muito importante trabalhar também o engajamento dos franqueados na utilização das mídias sociais. Organizar um calendário com postagens interessantes que possam ser compartilhadas com sua rede de relacionamento, premiar aqueles que estão atingindo os melhores resultados ou participando dos painéis de novas oportunidades são alguns dos exemplos de ações.

Para garantir sua efetividade é imprescindível a implantação de uma política de comunicação e de relacionamento em que as regras estejam claramente estabelecidas e de acordo com o perfil e cultura da organização. A política deve prever, por exemplo, como lidar com críticas negativas e discussões fúteis. O mau uso das mídias sociais pode trazer consequências graves à marca e de difícil recuperação. Outro ponto importante é não deixar de monitorar constantemente os resultados, dar respostas rápidas e, principalmente aproveitar as informações para encontrar novas oportunidades.

Há diversas ferramentas que realizam o acompanhamento dos comentários feitos da marca bem como sobre os concorrentes e o mercado. Enfim, as mídias sociais vieram com força total e explorar corretamente todas as suas soluções permite capitalizar muitas coisas interessantes para o crescimento da sua rede. Sucesso e bons negócios!

*Nadia Korosue é administradora de empresas, especialista em projetos, sócia da GOAKIRA Consultoria.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso