Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Administração eficaz pode manter a solidez em épocas de crise

Administração eficaz pode manter a solidez em épocas de crise

16/07/2020 Roberto Karam Júnior

Nos últimos meses, enfrentar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus tem sido um desafio e tanto, não somente para as empresas do setor de eletricidade, mas para todas as outras, especialmente na área de serviços.

Tal realidade nos faz compreender que a escapatória e o crescimento do país estão atrelados à administração consciente e concentração dos investimentos em empreendedores nacionais, com o objetivo de fortalecer ainda mais a economia local.

O mundo parou suas produções, concentrados em cuidar da saúde de seus cidadãos, por isso, ficou ainda mais caro e complicado importar matéria-prima e componentes de outros países, principalmente da China, onde tudo iniciou.

Agora, imaginem uma produção que se sustenta a partir de equipamentos e materiais vindos de fora do País?

Nós, na KRJ sempre preferimos investir em fornecedores brasileiros e empresas sediadas em território nacional, até mesmo por compreender a importância de investir no país e fazer “girar a roda” desse investimento local que é tão importante, além do mais, somos uma empresa totalmente nacional.

Nas diversas análises realizadas para comparativos de preços de itens importados e nacionais não avaliamos somente o preço de aquisição de maneira isolada, mas as demais componentes deste custo como oscilação cambial, às dificuldades de transporte e logística, os prazos de entrega totais transporte e fabricação, o suporte pós-vendas, as quantidades envolvidas versus o custo de desembolso. O imediatismo neste caso é caro!

Uma boa administração envolve inúmeras ações estrategicamente planejadas, pois não basta apenas ter um insight e aplicar sem um estudo prévio. O futuro e bem-estar da sua empresa estão em risco, então é necessário cautela e organização.

Dessa forma, após extensos estudos, decidimos que a melhor atitude a ser tomada seria concentrar na negociação com fornecedores, todos nacionais, e aplicar nossas políticas locais, tentando economizar ao máximo, mas com aquisição de matérias-primas de qualidade.

Como já tínhamos uma relação bastante sólida com nossos parceiros, essa tratativa foi facilitada, por isso, tenha em mente sempre em manter o relacionamento com quem fornece os materiais e criar o hábito e tratá-los realmente como parceiros e conservar essa interação comercial saudável.

Adiante, a ideia era também reduzir ao máximo o desperdício na produção, o que já era um hábito em nosso chão de fábrica. Sempre questionamos como podemos fazer melhor e com menor custo. O mercado não paga por nossa ineficiência todo custo é exaustivamente questionado.

Com essa escolha, pudemos alocar recursos que não estavam sendo utilizados com inteligência, melhorar a forma de fabricação e auxiliar nossos colaboradores no aperfeiçoamento das técnicas, além de controlar a administração do caixa, já que conseguimos reduzir custos, diminuir a rotatividade de compra e ampliar a utilização dos materiais.

Então, com a política de investimento local, não fomos obrigados a precisar da China ou de outros países, não tivemos que nos preocupar com reabastecimento de matéria-prima e ainda incentivamos as outras empresas brasileiras a continuarem suas atividades.

Tudo isso nos leva a um crescimento acima do projetado no planejamento de 2020 mesmo vivenciando um ano desafiador em meio a essa pandemia, ou seja, nadamos contra a corrente e conseguir escapar das “águas violentas” e é o que desejamos para todos os empreendedores nacionais que, ao investir no Brasil e em parceiros locais, consigam se recuperar da crise e voltar a crescer junto conosco.

Durante esses últimos 90 dias, a surpresa foi grande a cada fechamento mensal, pois percebemos que mês a mês houve um avanço nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano anterior, obviamente que realizamos todas essas medidas a fim de haver resultados positivos, porém superamos a meta.

Vale ressaltar que continuamos como fornecedores de conectores para o sistema de distribuição de energia elétrica conscientes de nosso papel nesta cadeia, cumprindo com nossas obrigações e, por isso, nossa produção não parou, não tivemos demissões ou reduções e permanecemos com as responsabilidades trabalhistas.

Destacamos como historicamente fazemos o pagamento da metade do 13º salário de nossos colaboradores agora no mês de julho. Porque deixar acumular uma obrigação trabalhista para o final do ano se podemos fazê-la no meio do ano!

A partir dessa necessidade de mão de obra, mas com total segurança que nossos colaboradores têm direito, investimos em um ambiente seguro, com aplicação de medidas de distanciamento social, como recomenda o Ministério da Saúde.

Equipamos todos os locais da empresa com álcool gel, tapetes higiênicos para sapatos, banho químico na entrada da fábrica, fácil acesso à limpeza das mãos com água e sabão, além da distribuição de máscaras para todos.

Nosso compromisso vai muito além do comercial, pois somos responsáveis por inúmeras pessoas que ajudam a economia brasileira girar e, dessa forma, fomos um agente importante, pelo menos no âmbito paulistano, na geração de empregos, numa época em que o habitual é a demissão.

A mão de obra qualificada e segurança dos colaboradores auxiliaram em nosso crescimento, assim sendo, o investimento continua e a crença de que novos e melhores tempos virão.

* Roberto Karam Jr. é engenheiro elétrico e diretor presidente da KRJ.

Fonte: Vervi Assessoria



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito