Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher um negócio para investir na área de saúde e ter sucesso

Como escolher um negócio para investir na área de saúde e ter sucesso

17/09/2022 Faisal Ismail

Os negócios da área de saúde têm se apresentado como uma excelente maneira de diversificar investimentos.

Como escolher um negócio para investir na área de saúde e ter sucesso

As franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar atingiram crescimento superior a 10,5% em 2021 e, no segundo trimestre de 2022, as redes desse mercado já registraram o terceiro melhor desempenho de todo o franchising, com alta estimada de 20,1%. Os dados são da ABF – Associação Brasileira de Franchising. 

Os negócios da área de saúde têm se apresentado como uma excelente maneira de diversificar investimentos. Inclusive, tenho notado um movimento interessante de investidores que já possuem negócios em outros segmentos de mercado, como alimentação e moda, por exemplo, buscando alternativas para ampliação do leque. 

Para investir em um negócio do setor de saúde, será necessário redobrar atenção com uma série de particularidades. Recomendo começar analisando as necessidades da população, os gaps de mercado e avaliando as melhores maneiras de conectar a empresa e os serviços prestados às pessoas. Preencher uma lacuna deixada pelos serviços de saúde disponíveis pode ser um bom caminho. 

Também indico que se faça um estudo relacionado ao emprego de tecnologia no negócio. A inovação é a chave para o sucesso de boa parte das empresas na sociedade atual e certamente continuará sendo um dos pilares no futuro. Com a pandemia, houve um avanço considerável no uso da tecnologia na saúde, seja no desenvolvimento das atividades fim, junto aos pacientes, ou na gestão do negócio, que é um ponto especialmente relevante para a operação de uma empresa saudável. 

Outro aspecto especial tem relação com a responsabilidade técnica das atividades desenvolvidas na empresa. Vamos supor que você resolva investir na abertura de uma franquia de clínica odontológica. Para operá-la com segurança, seguindo todas as recomendações dos Conselhos de Odontologia, é exigido que um profissional de Odontologia graduado e habilitado tenha participação no negócio e possa atestar todos os procedimentos realizados na clínica. 

Atenção aos códigos de conduta ética é outro ponto de relevância. A melhor maneira de se guiar, é acompanhar o que o Conselho Federal da área propuser. Como no nosso exemplo falamos em clínicas odontológicas, o correto, nesse caso, é seguir o Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia, que orienta desde a condução de tratamentos até à exposição de informações em redes sociais. 

Por fim, mas não menos importante, temos também as questões ligadas à gestão do negócio. Quando se investe em uma franquia, o esperado é encontrar um modelo já testado, com soluções que realmente funcionam. Esse know how é desejado em todas as frentes relacionadas à operação da empresa e, claro, inclui a gestão do negócio. Ao ampliar as áreas de atuação e abrir negócios em segmentos que ainda não haviam sido explorados, ter um ecossistema completo, que ofereça o suporte adequado para gerir a empresa de A a Z é imprescindível, visto que cada setor tem suas particularidades e peculiaridades. Se a franquia oferece soluções de gestão detalhadas, que contemplem administração, financeiro, marketing, gestão de pessoas, tecnologia, social e outras frentes, o franqueado tem mais tranquilidade e segurança para operar e alcançar o sucesso. 

É claro que investir em um negócio na área de saúde vai exigir trabalho, atenção, disciplina e, principalmente, atendimento humanizado. Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento. Só é preciso se dedicar para prosperar! 

* Faisal Ismail é odontólogo, sócio-fundador e presidente da rede de franquias de clínicas odontológicas Odontolatina, que conta, atualmente, com 42 operações no Brasil e no Paraguai.

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Scaramella Press



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito