Faturamento do mercado editorial cai 8,8% em 2020
Faturamento do mercado editorial cai 8,8% em 2020
Número de lançamentos caiu 17,4% em 2020, no comparativo com 2019.
O faturamento do mercado editorial no ano passado caiu 8,8% em relação a 2019, atingindo um total de R$ 5,2 bilhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25/5), pela Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2020, realizada pela Nielsen Book, com coordenação da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
O presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira, disse que a queda decorreu, entre outros fatores, do fato de que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) não conseguiu ser executado em 2020.
Em 2020, segundo Marcos Pereira, o governo foi responsável por agregar R$ 1,4 bilhão ao faturamento do setor editorial, contra R$ 1,6 bilhão em 2019.
Marcos Pereira disse ainda que “uma queda grande e muito surpreendente” foi registrada no segmento de livros religiosos, representada por um canal importante que é o sistema porta a porta, afetado pelo distanciamento social.
As editoras brasileiras produziram, no ano passado, 46 mil títulos, dos quais 24% foram lançamentos (11.295), enquanto 76% foram reimpressões. O número de lançamentos caiu 17,4% em 2020, no comparativo com 2019.
Fonte: Agência Brasil