Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Negócios on-line sem esquecer de viver o off-line

Negócios on-line sem esquecer de viver o off-line

16/07/2019 Ian Lin

A importância de criar diferenciais para consolidar negócios on-line sem esquecer de viver o off-line.

Acompanhar as tendências do mercado mundial tem sido uma das minhas principais tarefas ao longo das duas últimas décadas.

As mudanças trazem novas dinâmicas para as relações com os consumidores e o movimento que veio para ficar é certamente o e-commerce. Sua evolução foi rápida e gerou impacto direto em todo o mundo.

Mas, apesar de afetar de forma excessiva, o fato é que este ambiente é ainda mais forte na China, o país que mais realiza compras on-line - em transações que vão desde pedidos de comida até automóveis.

A expansão do e-commerce fez com que os profissionais de marketing se voltassem para discussões envolvendo desafios e novas estratégias para se manter em evidência neste universo supercompetitivo.

Entretanto, no mercado chinês, essa realidade já é bem diferente. A provocação por aqui é continuar evoluindo no mercado virtual, mas sem deixar o off-line para trás.

Segundo Jack Ma, fundador do Alibaba, maior site de compras eletrônicas do mundo, enquanto todos estão investindo e discutindo sobre os diferenciais do on-line, é importante que também pensem no off-line, pois este é o cenário para futuro em curto prazo.

Mas “pensar no off-line” não seria uma regressão? Definitivamente não! O off-line em questão trata-se de experiências. De viver experiências, ou seja, poder ir a um restaurante, a uma loja para comprar roupas, fazer um test drive em um carro, visitar a casa dos sonhos antes da compra.

A questão é: se posso pedir uma comida on-line de um bom restaurante que sei que será segura e deliciosa, por que é que eu vou sair de casa?

Simplesmente para viver a sensação e desfrutar de todos os encantos que a realidade oferece. Para viver a experiência de chegar em um lugar elegante, ouvir uma boa música, ser surpreendido com agrados de um tratamento personalizado e especial.

Dessa forma, a fidelidade com negócio, além de ser no on-line também será no off-line, no espaço físico e em todos os diferenciais oferecidos.

Um dos exemplos que mais gosto de citar é o da Porsche. A marca possui em Shanghai, a maior cidade da China, e em outras cidades, um espaço chamado “Porsche Experience”.

Basicamente, é um local onde qualquer pessoa pode ir, passar o dia, desfrutar de uma boa refeição e depois fazer um passeio com seus amigos.

Neste lugar, onde você recebe um cardápio com os modelos de carros da Porsche, é possível escolher seu modelo predileto e pronto: por uma hora, esse carro é seu!

Depois disso, ali mesmo, caso você queira e tenha capital, pode já fazer o pedido do seu próprio Porsche! Incrível, não é?

Outro exemplo interessante que acontece em Shanghai vem dos salões de beleza que oferecem serviços de lavagem de cabelo pelo valor de R$ 10.

A grande questão é: se eu posso fazer isso na minha casa, por que eu vou pagar por esse serviço? Porque no salão, são oferecidos mimos aos clientes.

Tudo começa na chegada – no local, você é recebido com uma cestinha de frutas e chá. Ao darem início ao processo da lavagem, o melhor acontece: um profissional especializado realiza massagens que vão além do cabelo e chegam à nuca, aos ombros e braços.

Para finalizar, o cliente também passa por uma limpeza nas orelhas. Quanto tempo dura essa experiência? Uma hora! Por isso vale a pena sair de casa para uma “simples” lavagem de cabelo.

Mas isso acontece só em estabelecimentos com muito dinheiro e que podem oferecer essas experiências? Evidente que não!

Qualquer lugar, pessoa ou marca, de qualquer porte financeiro, pode agradar seus clientes, ofertando possibilidades de experiências únicas que podem ser vividas por seus clientes com seus produtos e serviços.

Sendo assim, a reflexão que fica ao empreendedor é sobre viver e sentir a experiência. O que você busca para o seu negócio? De qual forma essa experiência off-line pode ser aplicada na realidade do seu mercado?

A dica é simples: transformar o processo de compra em experiência de compra e consolidar uma personalidade do seu negócio para os clientes.

* Ian Lin é CEO da Serpa China.

Fonte: PLANIN



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito