Curso gratuito de consumo consciente em Minas Gerais
Curso gratuito de consumo consciente em Minas Gerais
A capacitação é parte do Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental do Governo de Minas.
O curso é gratuito e totalmente online, com inscrições abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela plataforma Trilhas do Saber, a universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com carga horária de 15 horas, as aulas estarão disponíveis de 16 de julho a 16 de agosto. O objetivo principal é apresentar os impactos socioambientais do consumo e da geração de resíduos, além de discutir caminhos para práticas mais sustentáveis no cotidiano.
A formação é voltada para gestores públicos, professores, estudantes, ambientalistas e outros profissionais interessados, mas está aberta a qualquer cidadão, independentemente de sua formação ou área de atuação. Sophia Lins, gestora ambiental da Semad-MG, destaca que o curso é uma oportunidade para a população refletir sobre seus hábitos e adquirir ferramentas para mudanças reais no consumo e descarte de resíduos.
O conteúdo aborda a problemática socioambiental do consumo e da geração de resíduos, legislações ambientais, práticas de reutilização, estratégias para o uso consciente de recursos e a destinação correta de resíduos sólidos urbanos (RSU). Ao final, espera-se que os participantes desenvolvam competências para minimizar os impactos ambientais e adotem atitudes sustentáveis, compreendendo o papel da gestão de resíduos para a sustentabilidade. Para obter o certificado, é necessário alcançar no mínimo 60% de aproveitamento nas atividades avaliativas.
O Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental, lançado pela Semad-MG em 2023, já oferece cinco cursos gratuitos. Ele busca ampliar o alcance da educação ambiental em Minas Gerais, democratizando o conhecimento e incentivando práticas sustentáveis em todo o estado.
Para mais informações sobre cursos gratuitos clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)






