Grupo WhatsApp

PUC-Campinas oferece curso on-line gratuito para famílias empreendedoras

PUC-Campinas oferece curso on-line gratuito para famílias empreendedoras

06/05/2020 Divulgação

PUC-Campinas oferece curso on-line gratuito para famílias empreendedoras.

PUC-Campinas oferece curso on-line gratuito para famílias empreendedoras

A PUC-Campinas desenvolveu um curso on-line gratuito voltado para famílias empreendedoras. O objetivo é auxiliar estudantes afetados economicamente pela quarentena ocasionada pela covid-19, abordando a criação de novos negócios e a aceleração de startups. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Espaço Mescla, e as vagas são limitadas.

O curso “Negócio de filho para pais” se destina a alunos da Universidade e seus familiares que buscam no empreendedorismo uma das possíveis soluções para a crise, tanto para aqueles que perderam seus empregos quanto para aqueles que procuram alternativas de trabalho. Também é voltado a pessoas que já empreendem, mas gostariam de melhorar seus negócios ou adequá-los ao contexto atual.

Os estudantes e seus parentes poderão fazer o curso juntos e colaborar mutuamente na construção de uma startup. Os pais ou familiares poderão contribuir com suas experiências profissionais, e os alunos, por sua vez, poderão colaborar com sua força de trabalho, auxiliando-os a usar tecnologia ou a desenvolver as atividades on-line.

As aulas serão ao vivo e abordarão temas como ideação de novos negócios, jornada do usuário, estudo de mercado, modelagem de negócios, validação de hipóteses, Mínimo Produto Viável (MVP, sigla em inglês) e modos de financiamento.

Os professores Maurício Pinheiro e Tomas Sniker (Espaço Mescla); José Eduardo Azarite; José Rubens Urbini Jr e Leonardo de Vicente Pinheiro (Venture HUB), farão encontros às segundas e quartas-feiras, com início às 19h30. As equipes terão até quatro pessoas, sendo que ao menos um dos membros deve ser aluno da PUC-Campinas.

O curso terá início no dia 13 de maio e duração de quatro semanas, contando com sete encontros de uma a uma hora e meia cada um. As aulas serão ministradas por meio do software Canvas. Poderão participar 12 equipes formadas pelos alunos e suas famílias.

Clique aqui para ir à página de inscrição

Os conteúdos, sempre pautados no processo e nas ferramentas de construção, bem como na execução e na apresentação de cases (lições aprendidas de sucesso e fracasso), serão divididos da seguinte forma:

Aula 1: Abertura do programa: informações sobre o programa, o perfil do empreendedor, tendências tecnológicas, tendências de mercado. Ideação e desenvolvimento de personas: ideação; pesquisa desk; jornada do usuário e definição de hipóteses, entrevista profunda, mapa de empatia, diagrama de afinidade de dados, mapa da persona.

Aula 2: Proposta de Valor: entendimento das tarefas da persona e sua percepção de prioridade, definição da dor e sua percepção de prioridade, ganhos esperados e sua percepção de prioridade, proposta de solução para a dor, desenvolvimento potencializador da percepção de ganho da persona; definição da proposta de valor final para o cliente com base nos produtos/serviços de envolvidos para persona; teste de encaixe da proposta, teste de canais de relacionamento com o cliente e proposta de valor final.

Aula 3: Modelo de Negócio: modelos de receita, funil de vendas, construção do modelo de negócio.

Aula 4: Prototipação: conceito de prototipação, tipos de protótipos e como construí-los.

Aula 5: Mínimo Produto Viável (MVP): conceito de Lean Startup, teste dos canais de entrega, matriz de feedback, modelos de MVP, construção do primeiro MVP, roadmap de evolução do MVP e matriz de prioridade.

Aula 6: como fazer um Pitch consistente.

Aula 7: Damo Day – apresentação e lançamento. A apresentação final está prevista para o dia 15 de junho.

Fonte: Departamento de Comunicação da PUC-Campinas



10 cursos online gratuitos em ciência de dados, liderança e metodologias ágeis

Startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp disponibiliza capacitações com certificado incluso.

Autor: Divulgação


AGTU debate o futuro do trabalho na “era da IA”

AGTU promove live gratuita em 26 de novembro para discutir como a Inteligência Artificial impacta o mercado e o papel dos profissionais.

Autor: Divulgação


Curso gratuito de educação financeira online

Participantes serão contemplados com três trilhas de 120 horas de conteúdo prático, dinâmico e gamificado para transformar sua relação com o dinheiro.

Autor: Divulgação


Maior plataforma de ensino gratuito oferece curso introdutório de Coreano

Cultura coreana desperta interesse no Brasil e impulsiona busca por aprendizado do idioma.

Autor: Divulgação

Maior plataforma de ensino gratuito oferece curso introdutório de Coreano

Fecomércio abre inscrições para 6 mil vagas em cursos do Sesc em Minas

Oportunidades nas áreas de Educação, Artes e Esportes são destinadas para o público com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa.

Autor: Divulgação


Startup de educação oferece 9 cursos gratuitos com certificado

Capacitações trazem conhecimento em temas como ciência de dados, liderança e metodologias ágeis.

Autor: Divulgação


Oitava edição do Novembro Negro UFMG recebe propostas de atividades

“Epistemes, estéticas e subjetividades negras” é o tema deste ano; todos os interessados podem propor iniciativas.

Autor: Divulgação


Fundação João Pinheiro publica edital de mestrado gratuito em Administração Pública

Inscrições para seleção da turma 2026-2028 podem ser feitas entre 4/9 e 6/10/2025.

Autor: Divulgação


Instituto Ramacrisna abre inscrições para curso de capacitação profissional

O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para seis cursos gratuitos de capacitação profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação

Instituto Ramacrisna abre inscrições para curso de capacitação profissional

Mil bolsas de espanhol de graça!

Participantes serão distribuídos entre os níveis iniciante, pré-intermediário, intermediário ou avançado, conforme o resultado de um teste de nivelamento.

Autor: Divulgação


UFSCar abre curso grátis sobre microplásticos

Inscrições abertas para o curso online e gratuito da UFSCar sobre microplásticos, ministrado por Walter Waldman, referência na área.

Autor: Divulgação

UFSCar abre curso grátis sobre microplásticos

Curso gratuito de Gestão e Liderança recebe inscrições até 31 de agosto

Aulas são on-line e gravadas, com acesso por um ano e certificado de conclusão.

Autor: Divulgação

Curso gratuito de Gestão e Liderança recebe inscrições até 31 de agosto