Autora lança livro e debate mitos familiares
Autora lança livro e debate mitos familiares
Dra. Fernanda Las Casas lança "Família: mitos ancestrais e crise da maternidade" durante Congresso do IBDFAM em Belo Horizonte.
A Dra. Fernanda Las Casas, advogada e professora universitária com 25 anos de atuação em Direito de Família e Sucessões, lança seu livro “Família: mitos ancestrais e crise da maternidade” (Editora Foco) no dia 29 de outubro, em Belo Horizonte. O evento ocorre durante o VX Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
A obra, fruto de cinco anos de pesquisa interdisciplinar em sua tese de Doutorado em Direito Civil pela USP, será o tema da participação da autora no painel "O Direito em famílias reais: mitos, conflitos e inclusão social" no mesmo dia. Dra. Las Casas abordará como mitos antigos, como a vulnerabilidade feminina inata e a natureza violenta masculina, persistem nos processos judiciais e afetam a vida das famílias.
A pesquisa aponta que a crise da maternidade e a baixa natalidade global são reflexos da desigualdade, do custo profissional da maternagem — com cerca de 50% das mulheres sendo demitidas após o primeiro filho, segundo estatísticas citadas pela autora — e da desvalorização do trabalho de cuidado. O livro alerta para o risco de uma crise demográfica e econômica no Brasil até 2041, com o número de mortes superando os nascimentos, o que poderia levar ao colapso da Previdência Social.
A autora defende que a desconstrução de mitos, como a "virilidade masculina" e a "maternidade sacra" – crença de que toda mulher é uma excelente mãe –, e a valorização do trabalho de cuidado são essenciais. "O problema está na formação da sociedade que tem suas bases forjadas na divisão de trabalho a partir de papéis de gênero, que foram baseados em mitos," afirma Fernanda Las Casas, sugerindo que mudanças em políticas públicas podem reverter a baixa natalidade e a desigualdade.
Para mais informações sobre livros clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Chris Coelho Assessoria de Imprensa








