Festival Goitacá abre chamada para workshops
Festival Goitacá abre chamada para workshops
Inscrições abertas para oficinas formativas do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, de 9 a 19 de junho.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que será realizado de 19 a 24 de agosto, abriu inscrições para profissionais interessados em ministrar oficinas em sua programação formativa. A convocatória, com inscrições de 9 a 19 de junho, busca profissionais da formação audiovisual que valorizam a diversidade, inclusão e narrativas plurais.
As oficinas podem ser propostas por profissionais do audiovisual com perfil educador, agentes culturais, coletivos, iniciativas comunitárias e redes ligadas à extensão universitária, cultura e políticas públicas. O candidato deve indicar o valor da hora/aula no formulário. As inscrições podem ser feitas através do link disponível na divulgação oficial do festival.
A programação formativa é um pilar fundamental do festival, visando ampliar o acesso e a qualificação de interessados na produção audiovisual, especialmente de grupos historicamente minorizados. A convocatória busca propostas que promovam trocas, aprendizado e o fortalecimento de saberes, considerando aspectos de raça, gênero, território, classe, etnia e diversidade sexual.
Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, destaca que "o festival nasce com o compromisso de ser um espaço de construção coletiva, onde a diversidade não é apenas pautada, mas praticada. Com o tema 'Preservar e Formar para o Futuro', queremos oficinas que dialoguem com os desafios e potências dos territórios, valorizando as múltiplas vozes do audiovisual brasileiro e internacional".
O evento, que acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), conta com a parceria da Diretoria de Cultura e da Escola de Extensão da UENF, reforçando o papel da universidade pública na promoção do conhecimento e no desenvolvimento social.
Daniel Gonçalves, coordenador da Escola de Extensão da UENF, afirma que "a Escola de Extensão busca fortalecer o vínculo da UENF com a sociedade, aproximando saberes acadêmicos e populares. A participação no I Festival Internacional Goitacá de Cinema destaca o papel da universidade como agente de transformação social, contribuindo na formulação de políticas públicas e na interação de conhecimentos".
Segundo Daniel, a Escola de Extensão oferecerá suporte acadêmico e administrativo às oficinas formativas, que serão gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso da UENF com o desenvolvimento regional, a cultura e a democratização do acesso ao audiovisual. "Esta será uma excelente oportunidade de reativar a Escola de Extensão e concretizar seus objetivos perante a sociedade, envolvendo estudantes, professores, servidores, instituições, setores privados, sociedade civil, movimentos sociais e profissionais da cultura e arte", completa Daniel.
Para mais informações sobre audiovisual clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)








