Grupo WhatsApp

Festival Goitacá abre chamada para workshops

Festival Goitacá abre chamada para workshops

09/06/2025 Divulgação

Inscrições abertas para oficinas formativas do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, de 9 a 19 de junho.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que será realizado de 19 a 24 de agosto, abriu inscrições para profissionais interessados em ministrar oficinas em sua programação formativa. A convocatória, com inscrições de 9 a 19 de junho, busca profissionais da formação audiovisual que valorizam a diversidade, inclusão e narrativas plurais.

As oficinas podem ser propostas por profissionais do audiovisual com perfil educador, agentes culturais, coletivos, iniciativas comunitárias e redes ligadas à extensão universitária, cultura e políticas públicas. O candidato deve indicar o valor da hora/aula no formulário. As inscrições podem ser feitas através do link disponível na divulgação oficial do festival.

A programação formativa é um pilar fundamental do festival, visando ampliar o acesso e a qualificação de interessados na produção audiovisual, especialmente de grupos historicamente minorizados. A convocatória busca propostas que promovam trocas, aprendizado e o fortalecimento de saberes, considerando aspectos de raça, gênero, território, classe, etnia e diversidade sexual.

Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, destaca que "o festival nasce com o compromisso de ser um espaço de construção coletiva, onde a diversidade não é apenas pautada, mas praticada. Com o tema 'Preservar e Formar para o Futuro', queremos oficinas que dialoguem com os desafios e potências dos territórios, valorizando as múltiplas vozes do audiovisual brasileiro e internacional".

O evento, que acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), conta com a parceria da Diretoria de Cultura e da Escola de Extensão da UENF, reforçando o papel da universidade pública na promoção do conhecimento e no desenvolvimento social.

Daniel Gonçalves, coordenador da Escola de Extensão da UENF, afirma que "a Escola de Extensão busca fortalecer o vínculo da UENF com a sociedade, aproximando saberes acadêmicos e populares. A participação no I Festival Internacional Goitacá de Cinema destaca o papel da universidade como agente de transformação social, contribuindo na formulação de políticas públicas e na interação de conhecimentos".

Segundo Daniel, a Escola de Extensão oferecerá suporte acadêmico e administrativo às oficinas formativas, que serão gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso da UENF com o desenvolvimento regional, a cultura e a democratização do acesso ao audiovisual. "Esta será uma excelente oportunidade de reativar a Escola de Extensão e concretizar seus objetivos perante a sociedade, envolvendo estudantes, professores, servidores, instituições, setores privados, sociedade civil, movimentos sociais e profissionais da cultura e arte", completa Daniel.

Para mais informações sobre audiovisual clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos



Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Chegou às plataformas digitais mais um single do projeto “Flávio Venturini – Minha História”, em celebração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor.

Autor: Divulgação

Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Estudo revela a raiz da desinformação

Novo livro de Ernesto Perini-Santos, professor da UFMG, analisa como fake news e negacionismos corroem o conhecimento comum, gerando uma crise política e social.

Autor: Divulgação


Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Brasil perdeu 7 milhões de leitores, mas educadoras veem no ambiente digital uma ponte para resgatar o hábito, usando vídeos e comunidades.

Autor: Divulgação

Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Autora lança livro e debate mitos familiares

Dra. Fernanda Las Casas lança "Família: mitos ancestrais e crise da maternidade" durante Congresso do IBDFAM em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Romance e espiritualidade se unem na estreia de Nataly Vieira

A modelo e autora Nataly Vieira lança "Um Amor entre Dois Mundos", seu primeiro romance, que explora a conexão entre o amor e a espiritualidade.

Autor: Divulgação


O livro do amanhã

Um livro que sente? Perguntei à Inteligência Artificial como será o livro do futuro.

Autor: Gaudêncio Torquato


Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Produção da Giros Filmes traz depoimentos de Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros, e passa nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

Autor: Divulgação

Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Valores referem-se a shows musicais em festa de rodeio.

Autor: Divulgação

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Festival de Jazz & Blues agita São Lourenço

O evento, com entrada gratuita, acontecerá de 11 a 13 de julho, no estacionamento do Parque das Águas. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.

Autor: Divulgação


A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

O mundo da música deve passar por algumas grandes mudanças neste ano, afirma o empresário, referência em gestão musical e responsável pelo projeto “Pagodeira”, Tuka Carvalho.

Autor: Divulgação

A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

Faculdade de Letras UFMG inicia construção da sede do Acervo dos Escritores Mineiros

Teve início na segunda-feira, 3 de fevereiro, a construção do anexo do terceiro andar da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, obra que abrigará o Acervo dos Escritores Mineiros.

Autor: Divulgação


Uma nova geração de leitores

Um livro de fantasia mudou a minha vida aos 12 anos. Talvez essa afirmação possa parecer um tanto exagerada, mas, deixe-me explicar.

Autor: Bianca Jung

Uma nova geração de leitores