Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 passos para desenvolver um e-commerce

5 passos para desenvolver um e-commerce

14/05/2021 5 Estrelas

O conceito de e-commerce vai muito além da criação do site.

5 passos para desenvolver um e-commerce

A principal tendência de qualquer empresa é migrar a compra e venda dos produtos e serviços para o meio digital. Muitas optam pelo e-commerce – também conhecido como comércio eletrônico – para estruturar esses processos na internet.

O conceito de e-commerce vai muito além da criação do site. É uma forma de diferenciar o seu empreendimento por meio do funcionamento digital. E, neste caso, digitalizamos a venda e o atendimento ao cliente. A partir disso, podemos automatizar outras áreas como, por exemplo, o controle de estoque, entrada e saída, financeiro e por aí vai.

O e-commerce é capaz de expandir o seu negócio para além das fronteiras.

Entretanto, apenas abrir uma loja na internet não é o bastante. Há diversos fatores que influenciam na concretização das vendas. Isso porque os consumidores precisam ser atraídos para realizarem as suas compras.

Por isso, vamos falar sobre o que envolve um e-commerce e os passos para que você possa desenvolver uma plataforma de qualidade e atrativa. Continue nesse artigo e você verá:

1. Vantagens do e-commerce;

2. Tipos de e-commerce;

3. 5 passos para desenvolver um e-commerce de sucesso.

1. Vantagens do e-commerce

Antes de apostar totalmente no e-commerce, você deve saber o que essa ferramenta pode fazer por você e as vantagens que carrega:

- Custo operacional

Se você escolhe por abrir um pequeno negócio físico, por exemplo, deve arcar com determinados custos, tais quais a compra de móveis, as reformas, o aluguel e outros. Já no caso do e-commerce, o custo para a sua empresa é muito menor. Pois, ao realizar as vendas de forma online, a sua equipe será menor, assim como a comissão dos vendedores, o gasto com o estoque e demais custos fixos.

- Fácil acesso

Qualquer pessoa pode acessar o e-commerce, de e em qualquer lugar, a qualquer momento. Essa é uma das principais vantagens de ter uma plataforma online. Além disso, há a criação de anúncios, por exemplo, que aparecem no Facebook e se tornam um grande chamariz de clientes.

- Verificação de métricas

Os resultados de marketing digital são fáceis de serem medidos e analisados. Com o uso de plataformas, como o Google Analytics ou o Facebook Ads, a sua empresa consegue ter um panorama das estratégias que estão funcionando e trazendo mais visitas para o site. E essa não é a única métrica, também é possível saber quantas e quais pessoas chegaram até o seu e-commerce de maneira orgânica e quais consumidores completaram a jornada de compra.

- Facilidade no estudo de mercado

Assim, é mais fácil e prático conseguir os resultados de seu negócio no digital, acontece o mesmo no estudo do mercado. Você pode analisar o rendimento de seus concorrentes como, por exemplo, produtos mais vendidos, hábitos etc.

- Poder de alcance

Como mencionado anteriormente, o e-commerce é capaz de atingir pessoas além das fronteiras. Diferentemente do negócio físico que, geralmente, tem um alcance municipal ou regional, com o comércio eletrônico, a sua empresa pode atingir quase toda a população.

- Disponibilidade

Ao contrário de uma loja física, o e-commerce não tem hora para abrir e nem para fechar. Ou seja, está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As compras podem ser feitas a qualquer momento e você não precisa estar presente para fazer o negócio rodar.

2. Tipos de e-commerce

Há diferentes tipos de e-commerce como, por exemplo, o marketplace. Ele é um lugar no qual diferentes marcas podem colocar seus produtos à venda. Esse é o caso da Amazon. Por isso, listamos os principais tipos de e-commerce:

- E-commerce B2B

O B2B (Business to Business) é utilizado por empresas que têm outras empresas como clientes. O foco das vendas é em maquinários ou matéria-prima. Mas isso não impede a venda de produtos finalizados. O e-commerce B2B requer um sistema mais complexo por causa das variáveis que as envolvem, como variação de preços, limite de crédito, condições de pagamento etc.

- E-commerce B2C

O B2C (Business to Consumer) vende para o consumidor final. Neste modelo não existem limites para os tipos de produtos a serem comercializados, sejam eles móveis, roupas, medicamentos e entre outros.

- Atacadista

O e-commerce atacadista trabalha com grandes quantidades de vendas. Por causa do volume, o maior desafio dessa categoria é na logística da entrega. Como opção de simplificar os processos, esse modelo oferece a possibilidade de retirar a entrega pessoalmente, na loja física. A vantagem, neste caso, de comprar na internet é que os preços oferecidos são menores.

- Varejista

O varejista não tem um grande estoque de produto, ou seja, são vendas em pequenas quantidades. Por isso, o seu e-commerce deve possuir um sistema de vendas que converse com o controle de estoque para evitar que as vendas, que não podem ser atendidas, sejam realizadas.

3. 5 passos para desenvolver um e-commerce

Após entendermos os tipos de e-commerce e os benefícios que a sua empresa pode ter ao decidir apostar na ferramenta, está na hora de vermos os 5 passos para desenvolver a sua plataforma:

1. Defina os canais de venda

Ao iniciar o planejamento do seu e-commerce, tenha em mente por onde irá passar. Ou seja, o local em que o seu negócio realizará as suas atividades. Há diversos lugares em que pode estabelecer o seu comércio eletrônico, por exemplo, o marketplace, Instagram e Facebook, entre outros.

Tenha em mente que o canal escolhido influencia diretamente nas ações táticas de venda. Por isso, estude bem e escolha com sabedoria.

2. Escolha o nicho de mercado

Após a escolha da plataforma, é a vez do segmento no qual deseja trabalhar. O nicho de atuação deve ser eleito a partir de análises minuciosas que te tragam a certeza de que aquele produto irá vender para determinado público.

É válido ressaltar que apenas no começo é bom explorar um nicho. Depois, quando o seu negócio começar a capitalizar, você pode ampliar para outros segmentos. Mas é importante esperar um pouco e ver como a sua empresa se desenvolve.

3. Fornecedores

Encontrar um fornecedor é um dos maiores desafios para o vendedor iniciante. Isso porque, além de identificar aquele que te oferte o produto ideal, é necessário ser uma empresa confiável. Ou seja, ir além do processo de venda e fornecimento, é uma aliança com troca de benefícios.

4. Valide os produtos

É muito importante que a empresa valide o produto antes de investir e disponibilizá-lo em seu e-commerce. Para realizar este processo, comece por uma análise de mercado, verifique os canais de vendas em que o mesmo é consolidado. Também é necessário taxar a margem de lucro e o quanto o segmento ainda pode ser explorado.

5. Enfrente o mercado

Após seguir os passos anteriores, o empreendedor irá enfrentar o seu principal desafio: colocar o e-commerce no ar. Seja um pouco conservador no início e espere o seu negócio dar lucro antes de pensar em grandes investimentos. Explore as suas possibilidades de ações estratégicas e encontre o potencial de sua marca.

Se você checou até o final deste artigo, pode entender mais sobre o e-commerce e como implementa-lo para alavancar as vendas da sua empresa. Para te ajudar nessa jornada, a Sinnapse é a escolha certa! Somos uma agência de marketing digital especializada e que acompanha o seu negócio desde a estrutura até o gerenciamento. Adicionamos as melhores estratégias e soluções digitais para as empresas.



O que é um navegador Antidetect?

Atualmente, é impossível viver sem pensar ou falar sobre privacidade e segurança.

Autor: Divulgação


Estados que premiam com PIX que podem chegar até R$ 25 mil em programa de nota fiscal

Os programas de incentivo à emissão de notas fiscais estão presentes em diversos estados do Brasil.

Autor: Divulgação

Estados que premiam com PIX que podem chegar até R$ 25 mil em programa de nota fiscal

Como os números SMS descartáveis podem melhorar seus processos de verificação online

Você costuma enfrentar desafios com verificações online? Procurando uma maneira de agilizar suas atividades online? Uma ferramenta simples e segura poderia melhorar sua vida digital?

Autor: Divulgação


Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação