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Principais erros na gestão de mercados

Principais erros na gestão de mercados

08/03/2019 5 Estrelas

Ao gerenciar um negócio é comum que alguns erros aconteçam no início, mas uma boa administração é fator fundamental para tomar decisões estratégicas com foco na melhoria de prestação de serviços ao consumidor.

Comprar produtos no atacado de qualidade por bons preços, fazer ações de marketing e estudar o consumidor são alguns dos caminhos que solucionam  os principais erros na gestão de mercados.

Conforme pesquisa do SEBRAE o setor de mini mercados é considerado o segundo segmento com maior número de empresas. No total, são 416 mil estabelecimentos cadastrados, responsáveis por  6% do PIB do país.

Alguns dados da pesquisa também revelam um pouco da forma com que esses comerciantes trabalha. O estudo revelou que 83,60% das empresas compram frios no atacado  e outras 50,20% com frutas, legumes e verduras no atacado.

Confira alguns dos principais erros na gestão de mercados e saiba como evitá-los:

Não Fazer Merchandising

Ter uma comunicação com o cliente é indispensável nos dias atuais. Tanto no comércio varejista, quanto atacadista. Nos mini mercados, 42,90% dos empresários não mantém nenhum  tipo de comunicação com seus clientes. Outros 36% utilizam mídias impressas para divulgar a promoção da semana, como ofertas de refrigerantes e promoção de alimentos.

Estar presente das mídias sociais digitais é muito importante para a construção de sua marca, além de ser uma forma eficaz de divulgar promoções e oportunidades.

Capacitação de Atendimento ao Cliente

Negligenciar a necessidade de capacitação na prática de atendimento ao cliente também é outro erro muito comum. Atender com simpatia e profissionalismo é um diferencial e a essa pode ser sua estratégia para fidelizar clientes. Portanto, saiba que não basta oferecer  ótimas promoções de alimentos. É preciso atender bem.

Não analisar horários de pico

Horários de entrada da escola, finais de semana e outras ocasiões podem fazer com que seja necessário contratar mais funcionários, alinhar escalas e até mesmo aumentar a quantidade de determinado produto em estoque.

Não analisar ou levar em consideração horários de pico pode impactar seu caixa com a formação de grandes filas e faltas de produtos, por exemplo. Seja analítico e redirecione a rota.

Não fazer promoções

Promover liquidações é uma forma de atrair clientes e também de evitar  perdas de mercadorias que acarretam em prejuízos. Muitos gestores ignoram datas de validade e deixam passar oportunidades de oferecer promoções de hortifruti, por exemplo.

Comprar com parceiros errados

Quem está acostumado a comprar no atacado, sabe que essa é uma tarefa nada fácil. Encontrar distribuidores de bebidas que cumpram com o prazo de entrega, fornecedores de alimentos e bebidas que tenham boa qualidade de produtos exige experiência e tempo de atuação no setor.

O que poucos gestores conhecem no entanto, são as novas plataformas de compras no atacado. Os sites de cotação de preços unem os melhores fornecedores no atacado em um só lugar. É possível receber cotação de carnes e aves e até de alimentos no atacado online, de maneira mais rápida que o convencional.

Comprar produtos no atacado online é mais seguro, pois você faz negócio com fornecedores de confiança e ainda pode escolher mais do que uma opção de pagamento. Aproveite.



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