Grupo WhatsApp

Mercado de máquinas agrícolas cada vez mais aquecido

Mercado de máquinas agrícolas cada vez mais aquecido

14/06/2021 João Carlos Marchesan

A indústria de máquinas e implementos agrícolas iniciou o ano de 2021 aquecida.

Mercado de máquinas agrícolas cada vez mais aquecido

No primeiro trimestre deste ano registrou alta na sua produção física de 40,3% em relação ao valor registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados publicados pelo IBGE na sua pesquisa industrial mensal (PIM-PF). As altas nos preços das commodities, a nova safra recorde, o real desvalorizado, entre outros fatores têm estimulado os investimentos no campo na busca por ganho de produtividade.

Podemos afirmar que o quadro de recuperação iniciou no final do segundo trimestre de 2020 e manteve-se pelos trimestres seguintes o que permitiu ao setor, ainda em 2020, registrar crescimento de 6,3%. Mantido o atual volume de produção, devemos registrar aumento de mais 20% em 2021. Crescer quase 30% em apenas dois anos é um número muito positivo para indústria de máquinas e implementos agrícolas.

A mecanização do campo não se traduziu em aumento do desemprego, ao contrário, o forte aumento da demanda por máquinas elevou a contratação de mão de obra em mais de 18% nas indústrias fabricantes de máquinas e implementos. O quadro pessoal que em março de 2020 era de 45.160 pessoas em março de 2021 já estava em 53.715 pessoas.

Um indicativo de que o cenário deve manter-se aquecido é o número semanas para atender os pedidos em carteira que se elevou em 30% nos últimos 12 meses. O nível de utilização da capacidade instalada também se elevou, em março de 2021 chegou a 75,3% contra 71,34% em 2020. Aumento médio anual de 5,6%. Isso é um bom sinal, porque a melhora deste segmento tende agora a se espalhar por outros setores da economia na medida em que ele mesmo tende a expandir ou modernizar suas operações para atender ao aumento de demanda.

Pesquisa realizada no início deste ano, com fabricantes de máquinas e equipamentos já previa forte expansão nos investimentos, não só reposição de bens depreciados, mas, principalmente, para modernização tecnológica e ampliação da capacidade industrial.

As importações brasileiras de máquinas agrícolas também registraram alta no primeiro trimestre do ano na comparação com mesmo período de 2020 (12,9%), mas tratam-se, na sua maioria, de aquisição de bens não produzidos localmente. O setor de máquinas agrícolas nacional se destaca internacionalmente pela inovação tecnológica. É um dos setores da indústria de máquinas que mais contribuem com superávit na balança comercial brasileira.

O cenário de crescimento na produção e emprego do setor deve-se à colheita recorde de grãos na safra 2020/21, às boas expectativas para a temporada 2021/22, à elevação do preço de commodities como soja e milho no mercado internacional, aliados à alta do câmbio. Fatores que promoveram o incremento

da rentabilidade dos agricultores. Mais capitalizado, o agronegócio está investindo na atualização das máquinas. Enquanto esses fundamentos se mantêm favoráveis, a produção e vendas devem continuar fortes. Inclusive durante todo o ano de 2022.

Esses resultados mostram que a pandemia pouco afetou o setor de máquinas agrícolas. Os pontos de atenção estão relacionados à falta de matéria-prima e componentes no geral e no aumento excessivo do preço de insumos, como o aço, alumínio, plástico entre outros. Ainda que o desabastecimento de matéria prima e insumo não tenha provocado paralisação de fábricas, tem obrigado fabricantes a renegociar com os clientes.

O mercado de máquinas agrícolas está aquecido como poucas vezes na história. O Brasil se tornou um grande fornecedor de alimentos para o mundo. Temos ótimas perspectivas para o médio e longo prazo. Vamos trabalhar com atitude, positividade, protagonismo e otimistas para atender as demandas que virão nos próximos meses.

* João Marchesan - Administrador de empresas, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Para mais informações sobre Indústria Agrícola clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Como o Brasil se tornou uma potência agrícola mundial?

Sem a adubação correta, o salto de produtividade seria impensável.

Autor: Valter Casarin

Como o Brasil se tornou uma potência agrícola mundial?

A revanche silenciosa: o campo volta para quem nunca saiu dele

Se quem chegou com ‘dinheiro’ não sabia o solo que estava pisando, quem conhece o campo está voltando para dentro da porteira.

Autor: Luciana Martins


Agricultura regenerativa é um passo além da sustentabilidade

É fato que o Brasil, potência mundial na produção de alimentos, tem uma responsabilidade gigante.

Autor: Elizeu dos Santos

Agricultura regenerativa é um passo além da sustentabilidade

O agronegócio sob fogo cruzado

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e fazer demagogia, jogando o povo contra determinados alvos, como, por exemplo, pobres contra ricos e empregados contra patrões.

Autor: Eduardo Berbigier

O agronegócio sob fogo cruzado

Agronegócio tem incertezas após reforma

Nova tributação reconheceu ato cooperativo, mas falta de clareza sobre créditos e neutralidade preocupa e pode distorcer preços.

Autor: Divulgação


O Estado arrecada, o agro sustenta e o déficit cresce

O governo arrecada como se fosse potência, mas entrega serviços como república em desenvolvimento.

Autor: Eduardo Berbigier

O Estado arrecada, o agro sustenta e o déficit cresce

Epamig moderniza gestão de campos experimentais de café

Sistema implementado auxilia, principalmente, na tomada de decisões e repasse de informações aos produtores.

Autor: Divulgação

Epamig moderniza gestão de campos experimentais de café

Produtor rural terá acesso a mentoria gratuita ao contratar crédito do BDMG

Como incentivo às práticas regenerativas, banco mineiro vai oferecer suporte profissional para quem captar as linhas Bioinsumos e Solo Mais até 30/11.

Autor: Divulgação

Produtor rural terá acesso a mentoria gratuita ao contratar crédito do BDMG

Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e alcançam US$12,8 bilhões

Valor é recorde para o período de janeiro a agosto; mais de 590 diferentes produtos agropecuários mineiros foram enviados para 174 países.

Autor: Divulgação

Exportações do agro mineiro mantêm crescimento e alcançam US$12,8 bilhões

O futuro da mecanização agrícola: planejamento, inovação e financiamento

Não podemos esquecer também da sustentabilidade, que se tornou exigência do mercado global.

Autor: Pedro Estevão Bastos

O futuro da mecanização agrícola: planejamento, inovação e financiamento

Agronegócio brasileiro já produz o previsto para 2029

O Brasil colhe agora, em 2025, a safra de grãos que previa obter só em 2029.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Agronegócio brasileiro já produz o previsto para 2029

Quem são os verdadeiros vendedores de saúde?

Qual é a visão que a sociedade tem dos vendedores de adubos?

Autor: Valter Casarin

Quem são os verdadeiros vendedores de saúde?