Venda de caminhões cresce no 1º trimestre, puxada pelo agro
Venda de caminhões cresce no 1º trimestre, puxada pelo agro
O agronegócio, que segue aquecido, tem sido um dos principais motores da demanda por caminhões.

Os licenciamentos de caminhões encerraram o primeiro trimestre de 2025 com crescimento de 4,83% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram emplacadas 27.121 unidades, contra 25.871 registradas nos três primeiros meses de 2024. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo Arcelio Junior, presidente da entidade, o desempenho positivo do setor segue em linha com as projeções da federação, mesmo diante de um cenário econômico ainda marcado por incertezas, crédito restrito e juros elevados.
“Mesmo com as incertezas que afetam o crédito e as taxas de juros elevadas, a boa expectativa do agronegócio tem levado transportadores a realizar investimentos moderados, com conversão de vendas mais lenta”, afirmou o dirigente em nota.
O agronegócio, que segue aquecido, tem sido um dos principais motores da demanda por caminhões, especialmente os de maior porte, utilizados no escoamento de grãos e insumos.
Março supera fevereiro, mas ainda abaixo de 2024
No recorte mensal, março somou 9.200 caminhões licenciados, um avanço de 5,13% sobre fevereiro (8.751 unidades). Em comparação com março de 2024, no entanto, houve uma queda de 5%, atribuída ao menor número de dias úteis no mês devido ao feriado de Carnaval.
Mercedes-Benz lidera vendas no trimestre
No ranking das cinco marcas mais vendidas no acumulado de janeiro a março, a Mercedes-Benz assumiu a liderança com 6.801 caminhões emplacados, o que representa 25,08% de participação de mercado.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ficou em segundo lugar, com 6.717 unidades licenciadas e 24,77% de participação.
Participação de mercado por marca no acumulado do 1º trimestre
Vale destacar que as fabricantes Volvo e Scania, de origem sueca, concentram suas vendas nos segmentos de semipesados e pesados, categorias mais voltadas ao transporte rodoviário de longa distância e à atividade agroindustrial.
Gráfico e Infográfico: Frota News
* Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.
Para mais informações sobre agronegócio clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no X e no Facebook
Fonte: Fenabrave












