Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A estrela maravilhosa

A estrela maravilhosa

27/11/2023 Benedicto Ismael Camargo Dutra

No Brasil, o regime escravocrata criou uma nação sem renda, além disso diziam que rico não entra no céu, mas esqueceram de dizer que no inferno também há muitos pobres.

A estrela maravilhosa

O ser humano recebeu uma estrela maravilhosa, o planeta Terra, onde teria a oportunidade de se fortalecer e evoluir, beneficiar e embelezar, mas na sua ignorância e displicência o transformou num depósito de lixo. 

Com tanta riqueza natural, o ser humano agarrou-se ao ídolo dinheiro e por ele estragou a sustentabilidade da Terra. Nos mares e no solo, o lixo; nas cidades, corpos de seres humanos entorpecidos caídos pelo chão.

Por ser a civilização do dinheiro, o capitalismo atua como estimulante para todas as atividades sejam pessoais, empresariais ou de governos, mas de forma voraz acabou gerando gargalos financeiros e abismos sociais. A economia clássica visava reunir recursos escassos para produzir os bens necessários a um viver com qualidade, mas descambou apara a atividade financeira oportunista, e se tornou uma roleta na qual assumir riscos trazia ganhos, o que exigiu a interferência do BC para conter as crises financeiras, e arrastou o sistema para o beco da enorme bolha de crédito forjada pelo monetarismo displicente, que está sendo sustentada com mais dinheiro e crédito.

Por outro lado, desenvolveu-se uma teoria para a transformação social pregando justiça na remuneração do trabalho, moradia decente, saúde e educação. Para que esses objetivos fossem alcançados, imaginaram a supressão da propriedade privada, inclusive dos meios de produção. Os trabalhadores estavam desgostosos. A juventude universitária queria mudanças. As ideias atuaram de forma sedutora tendo sido acolhidas pela sofrida classe trabalhadora e pelas novas gerações ansiosas por um viver melhor.

Atualmente, a população em geral se acha espremida e manipulada entre a direita capitalista liberal, que busca o crescimento do dinheiro, e a esquerda socialista, contrária à propriedade privada; no fundo, ambas visam o próprio poder, influência e controle das riquezas. Esses embates provocam conflitos, guerras, miséria, sofrimento e não favorecem a real evolução da espécie humana, pois a Terra é como uma estrela que contém as condições necessárias para o desenvolvimento espiritual do ser humano, o que deve ser a sua sintonização prioritária.

No geral, quando a situação fica na mão do Estado, é uma lástima, pois os responsáveis não se preocupam em manter um serviço condizente, não controlam os custos, e só pensam em vantagens pessoais. E as empresas privatizadas visam maximizar seus ganhos. Conclusão: a responsável pelo desserviço é a baixa qualidade humana, pois em função do dinheiro tudo é colocado em nível inferior ao que deveria ser.

No Brasil, o regime escravocrata criou uma nação sem renda, além disso diziam que rico não entra no céu, mas esqueceram de dizer que no inferno também há muitos pobres. O Brasil de 2023 não está muito diferente do Brasil de 1923; a vida está difícil, há desânimo, e o truque do circo já não segura as massas de forma tão intensa. Permanece o atraso na economia, nas moradias, na saúde e educação. Ou seja, uma nação atrasada onde a cada quatro anos um novo grupo formado por presidente, governadores, prefeitos e o corpo legislativo, é eleito, mas o que eles têm feito de útil e benéfico?

A situação geral é crítica. As empresas têm de participar, contribuindo para a melhoria nas regiões onde atuam. O tempo de vampirismo das colônias está no fim. Bem-vindos todos que pensarem e agirem dessa forma. Passadas várias horas, e em algumas regiões de São Paulo que ficaram por mais de 80 horas sem energia elétrica, sem internet, sem WhatsApp, estressadas as pessoas percebem a importância e necessidade de ter os serviços pelos quais pagam em funcionamento. Cada um no seu posto deve contribuir para um futuro melhor, mas o que tem prevalecido é o jogo de interesses financeiros e políticos pelo poder. A força da natureza ofereceu uma pausa para reflexão: para onde caminha a vida, para onde caminha a aviltada e maravilhosa estrela dos seres humanos?

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. 

Para mais informações sobre economia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado