Grupo WhatsApp

A importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança

A importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança

05/09/2022 Ana Paula Yazbeck

Fundamentais, os brinquedos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos.

A importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança

Importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, os brinquedos desenvolvem elementos fundamentais para a evolução motora e cognitiva. Mais do que isso, o brincar assume também uma importância muito grande no aprendizado e socialização dos pequenos.

Segundo Ana Paula Yazbeck, especialista em educação infantil e diretora pedagógica do espaço ekoa - escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental em São Paulo - os brinquedos são muito importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. “Os brinquedos são importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. Existem diferentes tipos de brinquedos. Os que são temáticos, que podem ser mais restritivos e possuem uma única função. Mas também tem brinquedos que são mais abertos, considerados de largo alcance. Em geral esses brinquedos são de montar e de construção, por exemplo. Mas, mesmo os brinquedos temáticos, eles são muito interessantes para que as crianças possam ali representar papéis. A brincadeira, entre outras tantas qualidades que ela tem, torna presente o que está ausente e faz com que a criança vivencie situações de se colocar em outros papéis, que não são usuais. Uma criança pode, por exemplo, durante a brincadeira, exercer o papel de professora, de mãe, de autoridade. Então, os brinquedos ajudam nessa construção de narrativa e trazem um repertório mais ampliado para brincadeira. Eles possuem essa característica de enriquecimento e de repertório do universo lúdico.”, afirma.

Ainda que muito importantes, somente uma parcela pequena das crianças brasileiras possuem acesso aos brinquedos e suas inúmeras possibilidades de aprendizagem. Segundo o The NPD Group, multinacional de inteligência de mercado, enquanto em países como os Estados Unidos, crianças ganham em média 40 brinquedos a cada ano, no Brasil a quantidade média são apenas dois. O monitoramento contínuo das vendas do varejo realizado pela companhia, comprova que o volume de vendas de brinquedos no Brasil se concentra em datas comemorativas como o Dia das Crianças, Aniversário e Natal. Já nos países desenvolvidos como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a compra de brinquedos faz parte do cotidiano das famílias.

De acordo com dados do The NPD Group, foram vendidas mais de 65 milhões de unidades de brinquedos no Brasil em 2021, um aumento de 11% em relação ao ano de 2020. O maior volume de vendas se concentra nas regiões Sudeste e Nordeste. Os principais brinquedos vendidos no país são as bonecas, os brinquedos infantis e também os pré-escolares. Ainda segundo a companhia, o valor médio dos brinquedos no Brasil é de USD 12, enquanto nos demais países do mundo o preço médio é de USD 15. Porém, considerando o PIB Per Capita anual no Brasil de USD 7.000, o poder de compra do brasileiro é menor do que em outros países, como os EUA onde a renda é de cerca de USD 60.000 ao ano.

Alguns brinquedos se destacam e são bastante importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças, como os tapetes de atividades, móbiles para bebês, massinhas, quebra-cabeças, blocos de montar, bicicletas, patins, patinetes, jogos de tabuleiros, jogos esportivos, brinquedos robóticos e interativos.

É essencial que as famílias saibam a importância do brincar e dos brinquedos adequados para cada idade para que possam estimular da melhor maneira o desenvolvimento dos pequenos.

* Ana Paula Yazbeck, especialista em educação infantil e diretora pedagógica do espaço ekoa.

Para mais informações sobre Crianças clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Mosaike



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini