Grupo WhatsApp

“A mãe é a educadora mais poderosa”

“A mãe é a educadora mais poderosa”

03/05/2016 Ana Carla Vicencio

A importância da dedicação dos pais à educação dos filhos é um tema há muito discutido.

A BBC Brasil circulou no Twitter que um estudo liderado “pela psiquiatra infantil Joan Luby, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, descobriu que uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães demonstravam afeto e apoio emocional, em comparação com as que eram mais distantes e frias.”

A importância da dedicação dos pais à educação dos filhos é um tema há muito discutido. Em 1875, Mary Baker Eddy já mencionava em seu livro Ciência de Saúde: “Acaso a propagação da espécie humana não é uma responsabilidade maior, um encargo mais solene, do que o cultivo de teu jardim ou a criação de gado para aumentar teus rebanhos e manadas? Nada indigno de ser perpetuado deve ser transmitido às crianças… A formação dos mortais tem de melhorar, e muito, para fazer progredir a humanidade... Todo conceito que parece começar no cérebro, começa errado. A Mente divina é a causa única, o Princípio único da existência.”

Entender que existe um Princípio único e compreender a Deus como a fonte do amor sustenta pais e filhos, além de ajudar a encontrar soluções adequadas para os diversos tipos de conflitos que surgem diariamente. Sigo esse modo de pensar desde jovem e tive a oportunidade de usufruir da praticidade dessas ideias em muitos aspectos da vida, inclusive como mãe.

Certo dia, meu filho, então com 10 anos, estava muito irritado com o seu time de futebol da escola, pois sempre perdia as partidas. Eu já havia tentado lhe ensinar a não se preocupar tanto em ganhar o jogo, mas somente em jogar e se divertir. Como minha orientação não surtiu efeito, decidi me volver à Mente divina, compreendendo que existe uma comunicação direta entre Deus e meu filho, por isso ele poderia entender o que precisava para sentir-se bem com os colegas durante os jogos.

Como resultado, ele prestou atenção em uma letra de uma música que diz: “Vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”. Meu filho ficou cantarolando esse refrão como se a mensagem da música estivesse fazendo sentido para ele. No fim de semana seguinte, ele participou de um jogo e realizou uma jogada inédita, o que fez a torcida levantar e aplaudir. Esse episódio provou para ele que havia valor naquilo que estava fazendo, independentemente do resultado final; e provou para mim, como mãe, que posso confiar na orientação de Deus para a educação do meu filho.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e bem-estar.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!