Grupo WhatsApp

“Atividade física te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer”

“Atividade física te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer”

16/03/2023 Dr. Fabio Rodrigues

Cirurgião especializado em cirurgia bariátrica explica que embora praticar atividades físicas lhe faça deixar de ser sedentário, ela não resolve todos os problemas.

“Atividade física te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer”

O sedentarismo é um dos principais problemas do mundo moderno, estar sentado por horas e evitar qualquer tipo de esforço físico tem se tornado comum no nosso dia a dia, no entanto, esse mal hábito pode desencadear uma série de problemas físicos, como doenças cardiovasculares, diabetes e, mais fortemente, a obesidade.

Para combater o sedentarismo, o ideal é a realização de atividades físicas regulares, no entanto, apesar de retirar essa classificação, apenas praticar exercícios não é suficiente para combater todos os malefícios gerados pelo sedentarismo, como a obesidade.

Segundo o cirurgião especializado em cirurgia bariátrica e autor do estudo, Dr. Fabio Rodrigues, apesar de importante, o exercício físico não é o único fator para o emagrecimento.

“O sedentarismo, e em especial a obesidade, são problemas bastante complexos que não podem ser relacionados a apenas um ‘antídoto’, não é apenas a falta de atividade física que deixa uma pessoa obesa, mas também uma má alimentação, poucas horas de sono e diversos outros fatores”.

“É claro que uma pessoa que pratica exercícios físicos regularmente já está bem mais a frente de uma que não pratica, mas mesmo assim, caso ela não se atente também aos cuidados com a sua saúde em geral, os resultados não serão tão fortes quanto poderiam ser, por exemplo, após a realização de uma cirurgia bariátrica, o paciente não recebe apenas recomendação de exercícios para manter o peso, mas sim uma abordagem multifatorial para tratar todos os fatores envolvidos”. Explica Dr. Fabio Rodrigues.

Isso se deve ao fato de que o sedentarismo está geralmente associado a maus hábitos alimentares, como consumo de comidas hiperprocessadas e congeladas, frituras e ausência de verduras e frutas, estresse, falta de um sono adequado, entre outros.

“Por isso, apenas praticar atividades físicas te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer, é importante cuidar da saúde como um todo, com o apoio de profissionais das mais diferentes áreas trabalhando em parceria para obter melhores resultados” Afirma

* Dr. Fabio Rodrigues também produziu o artigo científico "Depressão pós bariátrica e uso da alimentação adequada: Revisão bibliográfica", presente na plataforma Sucupira, juntamente com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu e a Graduanda em Medicina, Patrícia Rosany de Sales.

Para mais informações sobre sedentarismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: MF Press Global



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini