Grupo WhatsApp

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

Como encontrar formas de ajudar viciados a superarem os vícios

14/07/2015 Tim Mitchinson

“A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam”

O vício em álcool e drogas ilícitas é crescente e pode ser mortal. De acordo com o Departamento de Illinois de Serviços Humanos, “mais de 5.500 mortes entre os residentes de Illinois a cada ano, mais de 5% de todas as mortes, estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso de álcool e outras drogas”.

Justin Wolfe, um terapeuta clínico no Linden Oaks Hospital me disse: “Estamos vendo apenas a ponta do iceberg. A decepção é que as substâncias, como o álcool, maconha e outras drogas, não nos rejeitam, elas nos aceitam, oferecendo gratificação instantânea – mas elas, na verdade, não oferecem nada além de isolamento – você pode existir, mas certamente não está vivendo”.

Wolfe falou das mudanças no pensamento e estilo de vida que precisam ocorrer para superar o comportamento viciante. “O viciado precisa desenvolver novos amigos, novas habilidades, novas atitudes”, declarou Wolfe.

“Isso começa com honestidade, mente aberta e boa vontade”, comentou Wolfe. E essa mudança mental é vital para a recuperação.

Mais e mais pessoas sentem que esta mudança de pensamento vem ao buscar uma compreensão mais profunda de si mesmo, uma que seja semelhante a Deus e separada das drogas e do abuso. Uma identidade espiritual, se você preferir. O discípulo Paulo disse primeiros cristãos: “...abandonem a velha natureza de vocês ... que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos.

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a Sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.”

Ajudar as pessoas a deixar os velhos padrões de vício e encontrar uma identidade espiritual os ajuda a superar a vergonha. “Eles internalizam que eles são maus”, Wolfe me disse, “por isso é importante perceber que o abuso é o mau. É o comportamento que não é você”.

Separar o mau comportamento de sua própria identidade é uma mudança importante no pensamento que pode trazer sucesso em superar o vício em drogas.

Essa necessidade de desenvolver uma nova identidade e pessoas para incentivar isso, muitas vezes leva as pessoas a uma ampla variedade de grupos de intervenção e de apoio, incluindo grupos religiosos. Conectar-se com a identidade espiritual ajuda-os a separarem quem eles são do comportamento viciado.

Existem maneiras de sair do álcool e da tóxico dependência. Ela começa com honestidade, mente aberta e boa vontade. Isso também inclui um reconhecimento da bondade inata em cada um de nós.

* Tim Mitchinson pratica a Ciência Cristã há mais de 25 anos e é Comitê de Publicação no estado de Illinois, EUA.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!