Grupo WhatsApp

Como levar hábitos saudáveis da infância para a vida adulta?

Como levar hábitos saudáveis da infância para a vida adulta?

21/12/2023 Camila Capel

Uma rotina bem consolidada traz equilíbrio, organização e orienta na condução da vida.

Como levar hábitos saudáveis da infância para a vida adulta?

A aquisição de uma nova habilidade, seja o aprendizado de uma língua, tocar um instrumento ou assimilar uma história, necessita de tempo até ser incorporada como um hábito. 

Uma rotina bem consolidada traz equilíbrio, organização e orienta na condução da vida.

O contrário também é notório: a evidência do mau hábito torna-se ainda mais perceptível ao tentar se libertar dele. Além disso, há um outro fato: o temperamento do indivíduo influencia na maneira como os hábitos se instalam, então, começam a formar traços, o “jeito de ser”, e acabam, por fim, moldando a personalidade.

Ciclos do sol e da lua, as estações, dia e noite, as festas relacionadas aos solstícios de verão e inverno eram os elementos com os quais, na antiguidade, o homem se relacionava com o tempo. Há uma sabedoria nisso que ainda reside no interior da criança. É possível aproveitar esta fase humana para instaurar bons hábitos durante toda a vida. Os pontos fundamentais são: ritmos de respiração, alimentação, higiene e sono:

Respiração: é o principal aprendizado nos primeiros anos de vida. Esse respirar se relaciona à alternância da contração, expansão, no período da vigília. Para exercitá-lo, é importante intercalar momentos em que a criança esteja sentada, na hora da refeição, ao ouvir histórias, por exemplo, com momentos onde ela possa se expandir, por meio do brincar livre. Já no período da noite, quando o dia está escurecendo, idealmente, deve-se recolher e preparar-se para o início do sono.

Alimentação: é considerado um momento de contração. As crianças se aquietam para receber o alimento preparado com amor e os adultos têm a oportunidade de oferecê-los adequadamente para o desenvolvimento dos pequenos. A qualidade do momento da refeição gera uma atmosfera que também as alimenta, pois está relacionado à vida social e, nessa hora, todos na mesa têm acesso ao mesmo alimento.

Higiene: têm forte relação com o toque, a troca de fraldas, o banho, os cuidados diários. Todos oferecem à criança a noção de seu próprio corpo, o que mais tarde se relacionará com sua noção de individualidade. O toque estimula o tato e, consequentemente, conexões cerebrais se aguçam. O principal hábito que está em jogo é a noção de autocuidado a autoestima.

Sono: ensinam à criança o repouso, em oposição ao movimento. É o momento em que o corpo se regenera e repõe as energias gastas no dia. É também a hora do dia em que a criança mais se separa de seus pais. Cabe a eles ajudá-la a fazer uma entrega tranquila, com o sentimento de gratidão pelo dia e a segurança de que, pela manhã, estarão juntos novamente.

Com estas bases fortalecidas desde a infância, o indivíduo se torna mais seguro consigo mesmo e nas relações com outras pessoas, cria vínculos afetivos de forma mais plena e se envolve com o meio de um jeito mais respeitoso, pois aprendeu a ser humano.

* Camila Capel é psicopedagoga especialista em educação parental.

Para mais informações sobre infância clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!